in

Como instalar a versão mais recente do Eclipse no Ubuntu e Derivados

Veja uma maneira fácil de instalar a versão mais recente do Eclipse no Ubuntu e derivados.

Se você gosta de programação, você sempre pode escolher escrever programas usando editores de texto simples. E isso funcionará para pequenos projetos com apenas alguns arquivos, ou se você quiser escrever pequenos scripts ou fragmentos.

Mas se você estiver considerando levar programação à sério ou trabalhando em um projeto não tão pequeno, um editor de texto normal vai te atrasar um pouco nas suas tarefas. Você precisará de ferramentas para organizar a estrutura do arquivo, destaque de sintaxe, depuração, compilação e outras coisas necessárias, dependendo do tipo de projeto ou idioma com o qual você esteja trabalhando.

Ambiente de Desenvolvimento Integrado

É aí que o Ambiente  de desenvolvimento Integrado (IDE – Integrated Development Environment) entra. Um IDE combina várias ferramentas de desenvolvimento contínuo com uma linguagem de programação específica. Geralmente, ele contém o editor de código com destaque de sintaxe, compilador e/ou interpretador, ferramentas de depuração e outros recursos necessários para trabalhar com uma linguagem específica. IDEs compatíveis com várias linguagens também estão disponíveis.

Eclipse

Eclipse é um IDE que é usado principalmente para desenvolvimento Java. Também pode ser usado com outras linguagens, como C++, PHP, etc. O suporte a outras linguagens pode ser adicionado em cima da instalação existente ou pode ser instalado como pacotes separados do Eclipse. Então, vamos ver como podemos instalar a versão mais recente do Eclipse no Ubuntu.

Instalando a última versão do Eclipse no Ubuntu

O Eclipse não fornece um PPA oficial ou uma maneira fácil de instalar a versão mais recente do Ubuntu. Você pode instalá-lo a partir do centro de software, mas será uma versão antiga. No momento, o Ubuntu Software Center ainda possui o Eclipse versão 3.8, que foi lançado em 2012.

Felizmente, temos uma ferramenta disponível no Ubuntu que pode fazer todo o levantamento da instalação do Eclipse para nós, chamado de ubuntu-make. Basicamente, ele irá baixar o pacote de código-fonte e as dependências do Eclipse, compilar e adicionar ícones do iniciador do sistema – sim, tudo isso com apenas um comando!

Primeiro, vamos instalar o ubuntu-make em nosso sistema. Digite os seguintes comandos para instalar:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-desktop/ubuntu-make
sudo apt update
sudo apt install ubuntu-make

Uma vez que está instalado, você está apenas a um passo de obter a versão mais recente do Eclipse no seu computador. Existem quatro pacotes do Eclipse disponíveis no ubuntu-make. Os comandos de instalação para cada um deles estão listados abaixo:

  • Eclipse IDE para desenvolvedores Java: se você quiser trabalhar com Java, digite o seguinte comando:
umake ide eclipse
  • Eclipse IDE para Java EE Developers: Para o desenvolvimento com Java Enterprise Edition, use isso:
umake ide eclipse-jee
  • Eclipse IDE para desenvolvedores C/C++: se você precisar de Eclipse IDE para desenvolvimento C/C++, use este comando:
umake ide eclipse-cpp
  • Eclipse para desenvolvedores PHP: para desenvolvimento PHP, instale o Eclipse com o seguinte comando:
umake ide eclipse-php

Isso é tudo o que você precisa fazer para obter a versão mais recente do Eclipse IDE. Se você quiser atualizar a versão, use os mesmos comandos novamente. Ele substituirá a versão anterior pelo novo.

Se você é novo no Eclipse ou quer saber mais sobre isso, dirija-se ao site oficial do Eclipse onde você pode encontrar todos os tipos de documentação e guias sobre ele.

Written by Samuel Barbosa

É servidor público na Rede Federal de Educação, Técnico em Informática e graduando no curso de superior de tecnologia em Sistemas para Internet, amante de violão, guitarras e software livre.

Como usar o comando SUDO no Debian?

Como instalar o VMWare Tools no Ubuntu