Como instalar e ativar o sudo no Debian!

como-instalar-e-ativar-o-sudo-no-debian

Por padrão o sudo não vem habilitado no Debian, e devido a muitos usuários estarem aderindo à distribuição pai de muitas outras, acabam se deparando com a ausência do sudo.

Há também aqueles que vão tentar executar o comando sudo como de costume aparece uma mensagem de erro no Debian, mas alguns novos usuários e, porque não, usuários mais antigos não sabem que o comando “sudo” não vem habilitado no Debian. Nesta dica, saiba como instalar e habilitar o sudo no Debian.

Em resumo, o auge da discussão sobre isso começou mesmo em 2006, pois muitos usuários mais experientes achavam um absurdo sudo conceder permissões ROOT em comandos com a ausência de senhas.

Mas, diante do fato, saiba que é possível habilitar ou não o sudo para alguns usuários. Então nada de receio na hora de ativar o sudo no Debian. Além disso, esclarecemos que para que o sudo seja usado de má-fé é preciso que o cracker tenha acessoa a máquina de forma local, e até o momento não foi encontrado brechas de segurança para o sudo.

Como instalar e como utilizar o comando “sudo” no Debian.

Primeiramente, você deverá entrar como usuário root. Em seguida, copie os comandos abaixo:

Terminal
apt-get update -y
apt-get upgrade -y
apt-get install sudo -y

Após ter atualizado os repositórios e ter instalado o sudo, vamos adicionar o seu usuário ao grupo do sudo:

Terminal
adduser [seu usuário] sudo

Agora, será necessário reiniciar o seu sistema e pronto, o sudo está instalado em seu Debian. Além disso, se você não sabe utilizar o sudo não se preocupe. Nós temos um guia completo sobre o uso do sudo.

Sair da versão mobile