SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Use Foremost e recupere seus arquivos deletados

Muitas vezes deletamos arquivos sem querer ou deletamos e nos arrependemos por ter apagado do nosso computador, mas existem vários aplicativos que recuperam esses incidentes. O Windows é o sistema que mais possui tais aplicativos, mas a verdade é que existem vários aplicativos que fazem essa recuperação no Linux, seja qual for a distribuição, sela ela Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE ou qualquer um de seus derivados.
Primeiro, temos que entender que se você deletou um arquivo apenas usando a tecla DELETE saiba que o arquivo esta na lixeira, então é só restaurar o arquivo, mas se usou o SHIFT + DELETE, ou o comando rm de fato deletou mesmo e não estará na lixeira, e neste caso vamos precisar fazer a recuperação dos dados.

 

Instalação

Vamos começar fazendo pelos gerenciadores de pacotes das distribuições mais usadas. Então, se você esta usando o Ubuntu 14.04, 16.04, 16.10 temos boas notícias para você: A aplicação já está nos repositórios oficiais, sendo possível a instalação com o comando abaixo: 

$ sudo apt install foremost
Se estiver usando o Fedora ou derivados execute:
 
$ sudo rpm -Uvh http://pkgs.repoforge.org/rpmforge-release/rpmforge-release-0.5.3-1.el7.rf.x86_64.rpm
$ sudo yum install foremost
Para todas as distribuição, versões 32 bits você pode instalar via código fonte, é bem simples. Primeiramente, eu particularmente gosto de entrar na pasta de Downloads, troque o nome do meu usuário pelo o seu:
 
$ cd /home/emanuel/Downloads
 
Em seguida faça o download:
  
$ wget -c http://foremost.sourceforge.net/pkg/foremost-1.5.7.tar.gz
Estou usando o parâmetro -c para que o download continue de onde parou caso a minha conexão brasileira e instável caia.
Agora, vamos extrair o arquivo que esta compactado:
$ tar -zxvf foremost-1.5.7.tar.gz
Caso tenha alguma dúvida em relação ao comando acima, veja a postagem sobre instalação de pacotes .tar.gz
Depois vamos entrar na pasta:
$ cd foremost-1.5.7
Com o sudo ou ROOT execute o comando abaixo:
$ sudo make
$ sudo make install
O comando básico é o seguinte:
$ sudo foremost -t jpg -i /dev/sda1 -o /home/emanuel/recuperados
Nota: Geralmente a lógica é sempre foremost -i arquivo_de_entrada -o diretório_de_saída, lembramos que após a recuperação, o nome do arquivo geralmente é alterado pelo Foremost. Só que em meus testes eu observei que caso a local do arquivo no sistema de arquivo já tenha sido sobrescrito e não será possível recuperá-lo. Por isso, quando for recuperar feche todas as aplicações que possam gerar arquivos e só depois execute os comandos.

Comentários