SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como Instalar o Android File Transfer no Ubuntu

Se você está lutando para montar seu telefone Android no Ubuntu, você pode tentar o Android File Transfer para Linux.

Na prática, ele é um clone do aplicativo de transferência de arquivos Android para MacOS. É construído em Qt e possui uma UI super simples que facilita a transferência de arquivos e pastas entre seu smartphone Android e o Ubuntu.

Alguns devem estar se perguntando, o que esse aplicativo faz que o Nautilus, o gerenciador de arquivos padrão no Ubuntu, não faz. E a resposta é nada.

Quando conecto meu smartphone (e lembro de selecionar a opção MTP), posso navegar, abrir e gerenciá-lo usando o Nautilus, assim como uma unidade USB normal, graças ao GVfs.

Mas algumas pessoas relataram problemas com isso, e outras implementações de MTP, como diretórios que não estão sendo carregados, criação de diretório que não “funcionam” e problemas usando seu dispositivo dentro de um player de mídia.

E é para estas pessoas que o Android File Transfer para Linux foi projetado. Considere uma alternativa para outros métodos de montagem de dispositivos MTP no Linux. Se o que você usa atualmente funciona, perfeito, você provavelmente não precisa disso (a menos que você realmente goste de experimentar as coisas).

Os recursos do aplicativo:

  • Uma interface de usuário simples
  • Suporte de arrastar e soltar (Linux para telefone)
  • Download em lote (telefone para Linux)
  • Diálogos de transferência de progresso
  • Sem limites de tamanho de arquivo
  • Ferramenta CLI opcional

Como Instalar no Ubuntu

Há um PPA disponível, que oferece compilações para Ubuntu 14.04 LTS, 16.04 LTS e Ubuntu 17.10. Para adicionar o PPA à sua lista de fontes de software, execute este comando:

sudo add-apt-repository ppa:samoilov-lex/aftl-stable

Então, instale-o executando:

sudo apt-get update
sudo apt install android-file-transfer

Terminado o processo de instalação, você encontrará o aplicativo no menu do seu sistema.

Antes de iniciá-lo, certifique-se de que nenhum outro dispositivo (como o Nautilus) monte seu telefone primeiro. Se alguma coisa estiver usando, o aplicativo relatará “nenhum dispositivo MTP encontrado”. Para consertar, desmonte o seu dispositivo do Nautilus (ou qualquer aplicativo que esteja usando), então reinicie o Android File Transfer.

Para ficar por dentro de todos os lançamentos do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.

Fonte OMG Ubuntu
Comentários