Como instalar o Arduino, uma plataforma de computação física, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O Arduino é uma plataforma de computação física de código aberto baseada em uma placa de E/S simples e um ambiente de desenvolvimento que implementa a linguagem de processamento/fiação. Neste tutorial, saiba como instalar a plataforma Arduino no Linux.

O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos autônomos ou pode ser conectado a um software em seu computador (por exemplo, Flash, Processing e MaxMSP). As placas podem ser montadas manualmente ou adquiridas pré-montadas. Escreva o código e carregue-o em sua placa compatível com o Arduino.

Esta versão do Arduino IDE é executada em uma sandbox para maior segurança e estabilidade. Como resultado, ele não tem acesso às bibliotecas Python em seu dispositivo.

O Python 3 e a serialbiblioteca são instalados dentro da sandbox para que possam ser usados ??por plug-ins. Se um plug-in precisa de bibliotecas Python 3 adicionais, você pode instalá-las usando o arduino.pipcomando. Por exemplo, o comando a seguir instala a requestsbiblioteca dentro da sandbox para que o IDE do Arduino possa usá-la. Atualmente, o Python 2 não é compatível com este pacote porque atingiu o fim de sua vida útil em 1º de janeiro de 2020.

Siga o tutorial abaixo e instale agora mesmo essa excelente ferramenta em seu computador, de forma rápida e prática.

Instalando a plataforma Arduino no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Arduino no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Arduino no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install arduino

Instalando o Arduino no Fedora e derivados!

Para instalar o Arduino no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Arduino no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Arduino no Fedora ou derivados:

sudo snap install arduino

Instalando o Arduino no Debian e derivados!

Para instalar o Arduino no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Arduino no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Arduino no Debian e derivados:

sudo snap install arduino

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Arduino no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile