Como instalar o BlackBox Component Pascal Builder, um IDE de código aberto, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

O BlackBox Component Builder é um IDE de código aberto e um framework (coleção de módulos) escrito na linguagem de programação Component Pascal. Neste tutorial, saiba como instalar o BlackBox Component Pascal Builder no Linux.

BlackBox fornece recursos para criação de documentos, compilação de programas, execução de módulos e design de interface. O componente Pascal é baseado em módulo. Cada módulo é uma unidade de compilação e uma unidade de execução. Não há vinculador explícito.

Os módulos são trazidos para a memória quando especificados. Não há necessidade de arquivos de “cabeçalho”. Os arquivos de símbolo são gerados automaticamente pelo compilador para os elementos de um módulo que são especificamente marcados para serem exportados.

As classes de componentes (por exemplo, para texto ou componentes de formulário) seguem o princípio de herança de caixa preta (herança de interface em vez de herança de implementação), daí o nome “BlackBox”. Além disso, o c compilador é muito rápido.

A linguagem é fortemente tipada. As estruturas de dados são automaticamente coletadas como lixo quando não são mais referenciadas. A estrutura vem com um conjunto completo de documentos explicando o significado e o uso de cada módulo.

Não perca mais tempo e instale essa poderosa ferramenta agora mesmo no seu Linux. Siga o tutorial abaixo e execute a instalação de forma simples e rápida.

como-instalar-o-blackbox-component-pascal-builder-um-ide-de-codigo-aberto-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o BlackBox Component Pascal Builder no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o BlackBox Component Pascal Builder no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o BlackBox Component Pascal Builder no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install bbcb –edge

Instalando o BlackBox Component Pascal Builder no Fedora e derivados!

Para instalar o BlackBox Component Pascal Builder no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o BlackBox Component Pascal Builder no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o BlackBox Component Pascal Builder no Fedora ou derivados:

sudo snap install bbcb –edge

Instalando o BlackBox Component Pascal Builder no Debian e derivados!

Para instalar o BlackBox Component Pascal Builder no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o BlackBox Component Pascal Builder no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o BlackBox Component Pascal Builder no Debian e derivados:

sudo snap install bbcb –edge

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o BlackBox Component Pascal Builder no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.