Como instalar o ClamAV Antivírus no Ubuntu, Debian, Linux Mint,Fedora, CentOS, RHEL

como-instalar-o-clamav-antivirus-no-ubuntu-debian-linux-mintfedora-centos-rhel

A gente sabe que o Linux é seguro, poucos vírus existem para ele. Quando falamos em vírus para Linux, logo associamos a problemática a comparação do Windows, o que nem de longe é igual. Mas, de forma particular, eu costumo ter um antivírus instalado no Linux, tanto porque uso o Wine e sim, existem vírus que se alojam ali e podem até criptografar a minha /home. Nesta dica, saiba como instalar o ClamAV Antivírus no Linux.

Além disso, também porque volta e meia aparece um amigo com algum dispositivo de armazenamento como pendrive, HD externo que ninguém sabe de onde veio. Em alguns casos, o vírus Windows contido no pendrive, deixa o dispositivo sem conseguir funcionar. Então, quando eu executo o ClamAV Antivírus, uma porrada de malwares é encontrado e claro removido.

Mas, isso não é uma regra. Criamos um artigo com uma breve explicação sobre se é preciso ter antivírus no Linux. Leia com atenção este outro artigo e você vai entender quando é necessário ter um antivírus.

Como instalar o ClamAV Antivírus no Ubuntu, Debian, Linux Mint,Fedora, CentOS, RHEL

Para começar vamos precisar do Terminal, você pode abri-lo manualmente, ou se preferir, execute o comando Ctrl + Alt + T e copie e cole os comandos abaixo conforme a sua distribuição Linux. Observe que em alguns comandos o sudo esta presente, se você estiver usando uma distribuição onde o sudo não vem ativado você pode executar os comandos como ROOT, se for o Debian, você pode seguir o nosso tutorial de como instalar e habilitar o sudo no Debian.

Para instalar o ClamAV Antivírus no Ubuntu, Linux Mint, Deepin e Debian, execute

Terminal
sudo apt install clamav clamtk

Para Fedora, execute:

Terminal
sudo dnf install clamav clamtk

Para RHEL, CentOS:

Terminal
sudo yum install clamav clamtk

Com isso você vai ter um excelente antivírus instalado no seu Linux, e como dito antes, não é obrigatório tê-lo instalado, mas eu costumo pensar que já que o ClamAV Antivírus existe e é constantemente atualizado, porque não usar? Pois bem, eu uso e recomendo!

Sair da versão mobile