Como instalar o Curv, uma linguagem para fazer arte, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O Curv é uma linguagem de programação para criar arte usando matemática. É uma ferramenta de modelagem geométrica 2D e 3D que oferece suporte a cores, animação e impressão 3D. Saiba como instalar o Curv no Linux.

Dentre as características do Curv, a simplicidade e poder é destaque. Uma linguagem com tipagem dinâmica e puramente funcional. Ele é fácil de usar para iniciantes. Possui uma biblioteca padrão de formas geométricas predefinidas, além de operadores para transformar e combinar formas. Eles podem ser conectados como Lego para fazer modelos 2D e 3D.

Além disso, formas coloridas são representadas usando Representação de Função (F-Rep). Eles podem ser infinitamente detalhados, infinitamente grandes, e qualquer forma ou padrão de cor que pode ser descrito usando a matemática pode ser representado exatamente.

Curv expõe todo o poder da programação F-Rep a especialistas. A biblioteca de geometria padrão é escrita inteiramente em Curv. Muitas das demonstrações vistas em shadertoy.com podem ser reproduzidas no Curv, usando programas mais curtos e simples. 

A renderização é acelerada por GPU. Os programas Curv são compilados em shaders de fragmento que são executados na GPU. Ele pode exportar malhas para arquivos STL, OBJ e X3D para impressão 3D. 

Instale-o agora mesmo em seu Linux. Basta seguir o tutorial abaixo!

Instalando o Curv no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Curv no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Curv no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install curv

Instalando o Curv no Fedora e derivados!

Para instalar o Curv no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Curv no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Curv no Fedora ou derivados:

sudo snap install curv

Instalando o Curv no Debian e derivados!

Para instalar o Curv no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Curv no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Curv no Debian e derivados:

sudo snap install curv

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Curv no Linux!

Artigos recentes

Artigos relacionados