Como instalar o Dynocsv, um exportador de tabela do DynamoDB para CSV, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O Dynocsv exporta tabela do DynamoDB para CSV. Além disso ela pode filtrar colunas específicas e limitar o número de itens a serem exportados, bem como consultar os dados usando hash e classificação da tabela ou atributos do índice. Neste tutorial, saiba como instalar o exportador Dynocsv no Linux.

A ferramenta depende da leitura das credenciais de configuração do perfil da AWS, portanto, quando instalada, você precisa permitir explicitamente esse acesso executando:

Terminal
snap connect dynocsv:aws-config-credentials

Como o DynamoDB é uma família de bancos de dados baseada em colunas, tecnicamente cada linha pode ter um número diferente de colunas/atributos, com nomes diferentes. E também o DynamoDB só permite buscar a descrição sobre os atributos que fazem parte da tabela/índice hash ou chaves de classificação. Portanto, nesse caso, pode não ser possível resolver todos os nomes de atributos (e, portanto, os cabeçalhos CSV) até que todos os dados sejam lidos primeiro.

Estamos falando de uma grande ferramenta que você pode instalar agora mesmo no seu Linux. Basta seguir o tutorial abaixo!

Instalando o exportador Dynocsv no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Dynocsv no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Dynocsv no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

Terminal
sudo snap install dynocsv

Instalando o Dynocsv no Fedora e derivados!

Para instalar o Dynocsv no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

Terminal
sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

Terminal
sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Dynocsv no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Dynocsv no Fedora ou derivados:

Terminal
sudo snap install dynocsv

Instalando o Dynocsv no Debian e derivados!

Para instalar o Dynocsv no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

Terminal
apt update
Terminal
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Dynocsv no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Dynocsv no Debian e derivados:

Terminal
sudo snap install dynocsv

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Dynocsv no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile