in

Como instalar o Editor de Texto Atom no Ubuntu, Linux Mint, Fedora e Debian

Tenha o Editor de Texto Atom para Linux

como-instalar-o-editor-de-texto-atom-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian-manjaro-arch-linux-kde-neon-opensuse-centos-e-red-hat-enterprise-linux

O Atom é um editor de texto gratuito e de código aberto, moderno, acessível e hackeável até o núcleo. Um editor disponível para as plataformas Linux, macOS e Microsoft Windows, desenvolvido pelo GitHub. A ferramenta permite a instalação de extensões desenvolvidos com Node.js. e pode ser usado como um IDE para uma enorme variedade de linguagens de programação. Saiba como instalar o Atom no Linux.

- Anúncios -

Um editor de texto está sempre à mão na caixa de ferramentas de um desenvolvedor e o Atom possui todas as funcionalidades que pode-se requisitar em um editor de código. Entretanto, a melhor funcionalidade é a modularidade do ambiente, onde pode-se adicionar mais funcionalidades instalando pacotes extra.

Além disso, o Atom possui um sistema de controle para Git, para que você possa publicar seu conteúdo usando a plataforma GitHub. Crie novos branches, prepare e faça commit, push e pull, resolva conflitos de mesclagem, visualize solicitações de pull entre outras coisas. Com o Atom você faz tudo isso de forma simples e rápida, tudo dentro do seu editor. O pacote GitHub já vem junto com o Atom, então é só instalar e começar a usar!

Com ele além de poder procurar e instalar novos pacotes, o usuário pode criar seus próprios no Atom. Tudo isso em uma interface simples e otimizada. Com recursos de edição/customização para adequação ao estilo de cada usuário.

Instalando o Editor de Texto Atom no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Editor de Texto Atom no Ubuntu 20.10, Ubuntu 20.04, Ubuntu 19.04, Ubuntu 18.04, Ubuntu 18.10, Ubuntu 16.04 ou superior. Inclusive você também pode instalar o Editor de Texto Atom no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install atom --classic

Instalando o Editor de Texto Atom no Fedora e derivados!

Para instalar o Editor de Texto Atom no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Editor de Texto Atom no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Editor de Texto Atom no Fedora ou derivados:

sudo snap install atom --classic

Instalando o Editor de Texto Atom no Debian e derivados!

Para instalar o Editor de Texto Atom no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Editor de Texto Atom no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Editor de Texto Atom no Debian e derivados:

sudo snap install atom --classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Editor de Texto Atom no Linux!

Written by Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Linux vai oferecer suporte a redes baseadas em luz LiFi com pureLiFi

Linux vai oferecer suporte a redes baseadas em luz LiFi com pureLiFi

como-instalar-o-acestreamplayer-uma-plataforma-multimidia-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o AceStreamPlayer, uma plataforma multimídia, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian