Como instalar o Editor Master PDF no Linux!

Emanuel Negromonte
2 minutos de leitura

O Editor Master PDF é sem dúvida uma poderosa ferramenta para edição de PDF e que é também desenvolvida para o Linux. Ela possibilita a edição de forma simples e fácil de documentos PDF. Neste artigo, você vai aprender como instalar o Master PDF em qualquer distribuição Linux, seja ela Ubuntu, Debian, Fedora, Arch Linux, openSUSE e tantas outras.

Instalação do Editor Master PDF no Linux

Para instalar o Editor Master PDF no Linux vamos primeiramente baixar o pacote. Para isso, execute o comando abaixo no terminal ou copie o comando clicando no botão “Copiar” e automaticamente as informações estarão disponíveis na sua área de transferência:

Terminal
wget -c https://code-industry.net/public/master-pdf-editor-5.8.49-qt5.x86_64.tar.gz

Agora prossiga com o próximo comando que irá descompactar e ao mesmo tempo enviar o conteúdo para pasta onde fica os binário no Linux:

Terminal
sudo tar -vzxf master-pdf-editor.tar.gz -C /opt/

Agora para facilitar vamos renomear a pasta a qual extraímos o conteúdo ainda na /opt:

Terminal
sudo mv /opt/master-pdf-editor*/ /opt/masterpdfeditor

Por último, é possível criar um lançador do programa que tem a função de abrir a aplicação facilmente para você, mas nem todos os sistemas são compatíveis, faça o teste!

Terminal
echo -e '[Desktop Entry]n Version=1.0n Name=masterpdfeditorn
Exec=/opt/masterpdfeditor/masterpdfeditor3n Icon=/opt/masterpdfeditor/masterpdfeditor3.pngn
Type=Applicationn Categories=Application' | sudo tee /usr/share/applications/master

Por fim você pode abrir o programa através do terminal digitando o comando abaixo seguindo pela tecla TAB, ele vai completar o nome do pacote para você:

Terminal
master

No site do editor de PDF Master, você também pode encontrar o pacote pré compilado para o Ubuntu, Debian, como também para o Fedora, openSUSE e outras distros RPM.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.