Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Tutoriais Linux

30/12/2020 às 14:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Como instalar o ePSXe, um emulador do PlayStation 1, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-epsxe-um-emulador-do-playstation-1-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O ePSXem é um emulador de PlayStation 1. Um emulador de console de videogame PlayStation para hardware de PC baseado em x86 com Microsoft Windows ou Linux, bem como dispositivos que executam Android. Saina como instalar o ePSXe no Linux.

O PlayStation (PS), frequentemente chamado de PlayStation 1 ou ainda PSOne, foi o primeiro console de vídeo game fabricado pela Sony em 1994 no Japão, e 1995 nos Estados Unidos e Europa. A produção de jogos para o console foi projetada para ser simplificada e inclusiva, trazendo o suporte de muitos desenvolvedores. Seu sucessor melhorado só saiu no ano de 2000 e até hoje, as novas versões são ansiosamente aguardadas pelos seus fãs! O mais recente, o PS5, tem sido o sonho de consumo realizável de muitos gamers!

como-instalar-o-epsxe-um-emulador-do-playstation-1-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O ePSXem te leva para o mundo do PS1 e te traz a nostalgia da primeira geração do console da Sony, os consoles mais queridos e aguardados pelos gamers. Mate a saudade, jogue bastante nesse emulador simples e ainda em “desenvolvimento”.

Apesar de, no momento, este pacote ainda está em seus estágios iniciais, vale a pena conferir esse emulador que promete te levar para dentro do PS1! Instale-o agora mesmo e relembre o PS1. JOgue bastante!

como-instalar-o-epsxe-um-emulador-do-playstation-1-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o ePSXe no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o ePSXe no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o ePSXe no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install epsxe –candidate

Instalando o ePSXe no Fedora e derivados!

Para instalar o ePSXe no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o ePSXe no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o ePSXe no Fedora ou derivados:

sudo snap install epsxe –candidate

Instalando o ePSXe no Debian e derivados!

Para instalar o ePSXe no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o ePSXe no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o ePSXe no Debian e derivados:

sudo snap install epsxe –candidate

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o ePSXe no Linux!

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.