in

Como Instalar o Etcher no Ubuntu 18.04

Crie pendrives ou cartões de memória com toda facilidade do mundo, conheça o Etcher e acabe com problemas na hora de descompactar ISO’s e torná-las bootáveis!

Como Instalar o Etcher no Ubuntu 18.04

Veja aqui como instalar de maneira prática e rápida o Etcher. Com ele você pode criar pendrives e cartões de memória para boot de vários sistemas. Saiba como Instalar o Etcher no Ubuntu 18.04.

Como Instalar o Etcher no Ubuntu 18.04

Como descrito na Wikipedia:

“O balenaEtcher é um utilitário gratuito e de código aberto usado para gravar arquivos de imagem, como arquivos .iso e .img, além de pastas compactadas para criar cartões SD e unidades flash USB.”

Assim entendemos que é um software de grande valor para quem quer criar seus pendrives e cartões de boot. Um dos pontos que facilitou sua popularidade é possuir versões para vários sistemas.

No site do aplicativo podemos baixar todas as versões. Mas aqui nosso foco será apenas para Ubuntu 18.04.

Antes de iniciarmos, acredito que já tenha lido o artigo de Requisitos de sistema do Ubuntu 18.04 LTS.

Agora chega de papo furado e vamos por a mão no teclado.

Procedimento De Instalação:

Caso ainda não possua, antes de inciarmos o processo de instalação instale a ferramenta ‘gdebi‘ que iremos usar. O comando é simples, e aconselho a usar o ‘sudo‘ no procedimento:

sudo apt-get install gdebi -y

Em seguida à ferramenta ser instalada, devemos realizar o download do pacote. Alguns preferem usar o próprio navegador para realizar o download, outros (como eu) preferem linha de comando. Para isso você pode clicar aqui ou executar o comando:

wget --show-progress https://github.com/resin-io/etcher/releases/download/v1.1.1/etcher-electron_1.1.1_amd64.deb -o ~/Downloads/etcher-electron_1.1.1_amd64.deb

Independente de sua escolha, o pacote será baixado em seu sistema. Assim nos resta apenas instalá-lo com  a ferramenta que baixamos antes. Mais um comando bem simples:

sudo gdebi ~/Downloads/etcher-electron_1.1.1_amd64.deb

Será solicitado a confirmação da instalação do pacote, apenas digitamos ‘S‘ e aguardamos.

Percebam que, tando no processo de download quanto no de instalação eu indiquei o diretório e o nome do arquivo. Assim minimizamos as possibilidades de erros.

Usando O Aplicativo:

Depois de terminarmos a instalação, o aplicativo já deverá estar listado no menu de nosso sistema, bastando então apenas localizá-lo pelo nome:

Como Instalar o Etcher no Ubuntu 18.04

E aqui ele em execução:

Como Instalar o Etcher no Ubuntu 18.04

Bom, espero que a dica seja de ajuda para todos.

Escrito por Frédney Ramllo Moronari

Analista de Sistemas por formação e amante de tecnologia de coração. Usuário de sistemas Linux desde 1998, entusiasta pela liberdade de escolha e pela disseminação de conteúdo. Ciclista amador nas horas vagas.

Vazamento de dados expõe mais de 700 Milhões de E-mails

Versão do Android 8.1-rc disponível para PC!