in

Como instalar o Etcher no Ubuntu

Crie pendrives ou cartões de memória com toda facilidade do mundo, conheça o Etcher e acabe com problemas na hora de descompactar ISO’s e torná-las bootáveis!

Veja aqui como instalar de maneira prática e rápida o Etcher. Com ele você pode criar pendrives e cartões de memória para boot de vários sistemas. Saiba como Instalar o Etcher no Ubuntu.

Como Instalar o Etcher no Ubuntu

Como descrito na Wikipedia:

“O balenaEtcher é um utilitário gratuito e de código aberto usado para gravar arquivos de imagem, como arquivos .iso e .img, além de pastas compactadas para criar cartões SD e unidades flash USB.”

Assim entendemos que é um software de grande valor para quem quer criar seus pendrives e cartões de boot. Um dos pontos que facilitou sua popularidade é possuir versões para vários sistemas.

No site do aplicativo podemos baixar todas as versões. Mas aqui nosso foco será apenas para Ubuntu. Agora chega de papo furado e vamos por a mão no teclado.

Procedimento De Instalação do Etcher no Ubuntu

Caso ainda não possua, antes de inciarmos o processo de instalação instale a ferramenta ‘gdebi‘ que iremos usar. O comando é simples, e aconselho a usar o ‘sudo‘ no procedimento:

sudo apt-get install gdebi -y

Em seguida à ferramenta ser instalada, devemos realizar o download do pacote. Alguns preferem usar o próprio navegador para realizar o download, outros (como eu) preferem linha de comando. Para isso você pode clicar aqui ou executar o comando:

wget --show-progress https://github.com/balena-io/etcher/releases/download/v1.5.109/balena-etcher-electron_1.5.109_amd64.deb

Independente de sua escolha, o pacote será baixado em seu sistema. Assim nos resta apenas instalá-lo com  a ferramenta que baixamos antes. Mais um comando bem simples:

sudo gdebi ~/Downloads/balena-etcher-electron_1.5.109_amd64.deb

Será solicitado a confirmação da instalação do pacote, apenas digitamos ‘S‘ e aguardamos.

Percebam que, tando no processo de download quanto no de instalação eu indiquei o diretório e o nome do arquivo. Assim minimizamos as possibilidades de erros.

Como usar o Balena Etcher no Ubuntu

Depois de terminarmos a instalação, o aplicativo já deverá estar listado no menu de nosso sistema, bastando então apenas localizá-lo pelo nome:

Como Instalar o Etcher no Ubuntu 18.04

E aqui ele em execução. Clique em Select Image, escolha qual ISO você quer gravar, depois no item Select Drive, escolha aonde a ISO será gravada, neste caso em um pendrive e depois clique em Flash e aguarde.

Como Instalar o Etcher no Ubuntu 18.04

Bom, espero que a dica seja de ajuda para todos.

8 ferramentas práticas para captura de tela

O que é a certificação do PCI DSS

Escrito por Frédney Ramllo Moronari

Analista de Sistemas por formação e amante de tecnologia de coração. Usuário de sistemas Linux desde 1998, entusiasta pela liberdade de escolha e pela disseminação de conteúdo. Ciclista amador nas horas vagas.