Tutoriais

07/12/2020 às 09:30

4 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Como instalar o GHex, um editor de arquivos binários, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Como instalar o GHex, um editor de arquivos binários, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O GHex é um editor GNOME que pode carregar dados brutos de arquivos binários e exibi-los para edição na visualização do editor hexadecimal tradicional. A exibição é dividida em duas colunas, com valores hexadecimais em uma coluna e a representação ASCII na outra. Se você está precisando de um editor para modificar arquivos diretamente, o GHex é uma ferramenta útil para a realização desta tarefa. Saiba como instalar o GHex no Linux.


Esse tipo de editor, geralmente é utilizado para modificar arquivos binários, porque tem a capacidade de alterar cada byte do arquivo, o que não acontece com um editor de texto, que apenas manipula cada byte do arquivo como um caractere em texto.

Com o GHex, os usuários podem carregar dados de qualquer arquivo, realizar a visualização e editar. Além disso, ele é bastante útil para depurar problemas com código de objeto ou codificações, ou até mesmo para fins mais escusos, como quando usado por crianças para trapacearem em jogos de computador, adicionando pontuação ou vidas a jogos salvos. Tudo isso pode ser realizado dentro de uma interface simples e intuitiva, o que não traz problemas ao usuário na hora de usar a ferramenta. Use o GHex e surpreenda-se com suas funcionalidades!

Instalando o GHex no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o GHex no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o GHex no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install ghex-udt

Instalando o GHex no Fedora e derivados!

Para instalar o GHex no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o GHex no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o GHex no Fedora ou derivados:

sudo snap install ghex-udt

Instalando o GHex no Debian e derivados!

Para instalar o GHex no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o GHex no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o GHex no Debian e derivados:

sudo snap install ghex-udt

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o GHex no Linux!

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.