Tutoriais

05/02/2021 às 17:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Como instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL), um editor de texto, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Como instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL), um editor de texto, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

GNU nano é um editor de texto fácil de usar originalmente projetado como um substituto para o Pico. Ele é um editor baseado em ncurses do pacote de mala direta não livre Pine. Saiba como instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Linux.


No entanto, o GNU nano também implementa muitos recursos ausentes no Pico, incluindo, por exemplo, desfazer e refazer, numeração de linha, coloração de sintaxe, embalagem suave de linhas muito longas, selecionando o texto segurando Shift, pesquisa e substituição interativas (com suporte para expressões regulares), um comando go-to line (e column), suporte para múltiplos buffers de arquivo e auto-indentação.

Além disso, com o GNU nano você pode fazer preenchimento de tabulação de nomes de arquivo e termos de pesquisa e alternar recursos durante a execução. Ele ainda tem suporte total à internacionalização. Uma excelente ferramenta à sua mão, sempre que precisar.

Apesar de não ser oficial, o aplicativo cumpre bem as funções. É uma poderosa ferramenta de edição, que você pode ter direto no seu Linux. Para instalar o GNU nano é muito fácil e rápido. Basta seguir o tutorial abaixo, instalar e começar a usar.

Não perca mais tempo, instale agora mesmo o GNU nano no seu PC Linux!

Instalando o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install nano –classic

Instalando o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Fedora e derivados!

Para instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Fedora ou derivados:

sudo snap install nano –classic

Instalando o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Debian e derivados!

Para instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Debian e derivados:

sudo snap install nano –classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o GNU nano (NÃO OFICIAL) no Linux!

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.