in

Como instalar o GNU Octave no Ubuntu, Linux Mint e derivados

O GNU Octave é um ambiente de programação interativa para cálculos numéricos

como-instalar-o-gnu-octave-no-ubuntu-linux-mint-e-derivados

O GNU Octave é uma linguagem interpretada de alto nível, destinada principalmente a cálculos numéricos. Ele fornece recursos para a solução numérica de problemas lineares e não-lineares e para a realização de outros experimentos numéricos. Ele também fornece recursos gráficos extensivos para visualização e manipulação de dados. O Octave é normalmente usado por meio de sua interface de linha de comando interativa, mas também pode ser usado para escrever programas não interativos. A linguagem Octave é bastante semelhante ao Matlab, de modo que a maioria dos programas pode ser portado de maneira simples.

O Octave possui extensas ferramentas para resolver problemas comuns de álgebra linear numérica, encontrando as raízes de equações não-lineares, integrando funções comuns, manipulando polinômios e integrando equações diferenciais e algébricas-diferencial comuns. É extensível e personalizável através de funções definidas pelo usuário escritas na própria linguagem do Octave, ou usando módulos carregados dinamicamente escritos em C ++, C, Fortran ou outras linguagens de programação.

Como instalar o GNU Octave no Ubuntu e derivados

Agora que você já sabe o que é o GNU Octave, já podemos dar início a instalação. Tudo o que você precisa fazer neste momento é abrir o Terminal. Para ser mais rápido recomendamos utilizar o atalho Ctrl + ALT + T e colar os comandos abaixo:

Caso você esteja usando um sistema cuja versão não tenha o flatpak, vamos precisar fazer a instalação. Do contrário, você pode avançar essa etapa.

$ sudo apt install flatpak
$ sudo apt install gnome-software-plugin-flatpak
$ flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.