Como instalar o Gomodrun, uma ferramenta go, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O Gomodrun é uma ferramenta go que executa e armazena binários incluídos em arquivos go.mod. Isso torna mais fácil criar versões de ferramentas cli em seus projetos, como golangci-lint e ginkgoque têm versões bloqueadas para o que você especifica em go.mod. Os binários são armazenados em cache pela versão go e versão do pacote. Saiba como instalar o Gomodrun no Linux.

O Gomodrun funciona usando um tools.go arquivo (ou qualquer outro nome) que fica na raiz do seu projeto que contém todas as dependências CLI que você deseja agrupar em seu go.mod. Observe que o // +build tools na parte superior do arquivo é obrigatório e permite que você nomeie o arquivo de ferramentas como quiser.

Além disso, você pode executar suas ferramentas por prefixo gomodrun. Um binário será construído e armazenado em cache na .gomodrun raiz do seu projeto, permitindo que todas as execuções após a primeira sejam boas e rápidas.

  gomodrun golangci-lint run

Instale o Gomodrun agora mesmo no seu Lixnux, de forma super fácil, seguindo tutorial abaixo.

como-instalar-o-gomodrun-uma-ferramenta-go-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Gomodrun no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Gomodrun no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Gomodrun no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install gomodrun

Instalando o Gomodrun no Fedora e derivados!

Para instalar o Gomodrun no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Gomodrun no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Gomodrun no Fedora ou derivados:

sudo snap install gomodrun

Instalando o Gomodrun no Debian e derivados!

Para instalar o Gomodrun no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Gomodrun no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Gomodrun no Debian e derivados:

sudo snap install gomodrun

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Gomodrun no Linux!

Artigos recentes

Artigos relacionados