in

Como instalar o Htop, um visualizador de processos interativo, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Tenha um visualizador de processos interativos para Linux

como-instalar-o-htop-um-visualizador-de-processos-interativos-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Htop é um visualizador de processos baseado em ncurses semelhante ao top. No entanto, ele permite rolar a lista vertical e horizontalmente para ver todos os processos e suas linhas de comando completas. Ele fornece uma interface mais conveniente, visual e controlada por cursor para enviar sinais aos processos. Tarefas relacionadas a processos (finalizar, reniciar) podem ser feitas sem inserir seus PIDs. Saiba como instalar Htop no Linux.

- Anúncios -

Quando o papo é o monitoramento das atividades do PC, logo imaginamos softwares pesados e complexos. Mas, não é bem assim, na prática. Diversos aplicativos fazem esse monitoramento de forma simples, leve e com excelentes e infinitos recursos. O Htop, que desde a versão 2.0 é multiplataforma, é uma excelente solução para a visualização dos processos em execução em seu PC, sua interface é simples, mas cheia de recursos.

Os lançamentos mais recentes do Htop incluem informações de parada de pressão para Linux, estatísticas ZFS ARC, mais de duas colunas de processador, bem como muitos outros recursos e correções de bugs. Com ele é possível acompanhar as informações do processador e consumo de memória, por exemplo, e ter Informações detalhadas sobre os processos. Tudo isso de forma prática. Está esperando o quê para instalá-lo?

Instalando o Htop no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Htop no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Htop no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install htop

Instalando o Htop no Fedora e derivados!

Para instalar o Htop no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Htop no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Htop no Fedora ou derivados:

sudo snap install htop

Instalando o Htop no Debian e derivados!

Para instalar o Htop no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Htop no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Htop no Debian e derivados:

sudo snap install htop

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Htop no Linux!

Written by Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Pogo, um reprodutor de música minimalista

Pogo, um reprodutor de música minimalista

Intel recupera participação de mercado de CPUs da AMD pela primeira vez em 3 anos

Vazadas especificações dos AMD Ryzen 5000 (até 4,6 GHz)