in

Como instalar o Irssi, um cliente IRC, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Um cliente de chat modular

como-instalar-o-irssi-um-cliente-irc-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O Irssi é um cliente de chat modular que conta com uma interface de usuário em modo texto, mas 80% do código não é específico para o modo texto. O Irssi vem com suporte IRC embutido, e há módulos de protocolo ICB, SILC, XMPP (Jabber), PSYC e Quassel de terceiros disponíveis. Saiba como instalar o Irssi no Linux.

Irssi é uma ferramenta multiprotocolo amigável para autores de módulos. Integra-se na pilha do UNIX: Seu gerenciador de janelas, seu emulador de terminal, sua conexão remota, seu multiplexador de terminal, seu bouncer IRC, seu adaptador IRC.

O Irssi é de código aberto e pode ser configurado usando sua interface de usuário ou editando manualmente seus arquivos de configuração, que usam uma sintaxe semelhante a estruturas de dados Perl. Ele foi desenvolvido para rodar em sistemas operacionais do tipo Unix, e binários e pacotes estão disponíveis para Gentoo Linux, Debian, Slackware, SUSE e outros.

Tenha em sua máquina uma excelente ferramenta, inclusive do futuro. Cliente de chat que você instala direto no seu Linux e desfruta de todos os recursos facilmente. Não perca tempo, instale essa excelente ferramenta agora mesmo no seu PC!

como-instalar-o-irssi-um-cliente-irc-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Irssi no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Irssi no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Irssi no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install irssi

Instalando o Irssi no Fedora e derivados!

Para instalar o Irssi no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Irssi no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Irssi no Fedora ou derivados:

sudo snap install irssi

Instalando o Irssi no Debian e derivados!

Para instalar o Irssi no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Irssi no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Irssi no Debian e derivados:

sudo snap install irssi

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Irssi no Linux!