Como instalar o Julia, uma linguagem de programação, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Por Jardeson Márcio 4 minutos de leitura

O aplicativo Julia é uma linguagem dinâmica de alto nível para computação técnica. Linguagem de programação projetada para ser extremamente rápida, ofertando assim, alto desempenho. Saiba como instalar Julia no Linux.

Julia é bastante veloz! Inclusive, foi projetada para alto desempenho. Assim, o aplicativo realmente entrega o que promete. Os programas Julia JIT compilam para código nativo eficiente para vários sistemas e arquiteturas via LLVM.

Ele usa despacho múltiplo como paradigma, tornando mais fácil expressar padrões de programação funcional e orientada a objetos. Além disso, ela possui uma biblioteca padrão, que fornece E / S assíncrona, controle de processo, registro, criação de perfil, um gerenciador de pacotes e muito mais. Mas não para por aí! A plataforma é extremamente fácil de usar.

Na verdade, Julia fornece acessibilidade para programadores de todas as origens e níveis de experiência. Além disso, tem um sistema de tipos extenso, flexível e extensível, e declarações de tipos podem ser usadas para esclarecer e solidificar programas.

No entanto, as declarações de tipo não são necessárias para uso geral. Julia é simples, rápida, fácil de usar e de código aberto. Além, é claro, de ser gratuita e estar disponível para qualquer pessoa. Então, se você está precisando de uma linguagem de programação, instale Julia agora mesmo no seu Linux!

Instalando o Julia no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Julia no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Julia no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install julia –classic

Instalando o Julia no Fedora e derivados!

Para instalar o Julia no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Julia no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Julia no Fedora ou derivados:

sudo snap install julia –classic

Instalando o Julia no Debian e derivados!

Para instalar o Julia no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Julia no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Julia no Debian e derivados:

sudo snap install julia –classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Julia no Linux!

Share This Article
Sair da versão mobile