Como instalar o k9s, um gerenciador de clusters Kubernetes, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

K9s é uma CLI para visualizar e gerenciar seus clusters Kubernetes. Aproveitando uma IU de terminal, você pode facilmente atravessar os recursos do Kubernetes e visualizar o estado de seus clusters em uma única sessão poderosa. Saiba como instalar o gerenciador k9s no Linux.

O k9s monitora continuamente os clusters do Kubernetes em busca de alterações e fornece comandos de atalho para interagir com os recursos observados. Comandos que você pode utilizar no aplicativo:

  • K9s usa pseudônimos de 2 ou 3 letras para navegar na maioria dos recursos K8s;
  • A qualquer momento você pode usar ?<Enter>para procurar os vários comandos;
  • Use alias<Enter>para ativar um recurso sob esse alias;
  • Ctrl sequências são usadas para visualizar, editar, excluir, ssh, etc;
  • Use ctx<Enter>para alternar entre os clusters;
  • Use Qou Ctrl-Cpara sair.

Segundo o Medium, “este projeto de código aberto foi escrito em Go e já existe há quase 2 anos: o primeiro commit foi feito em 1º de fevereiro de 2019. Possui cerca de 10.000 estrelas no GitHub e mais de 80 colaboradores. Bem, vamos dar uma olhada mais de perto no K9s e ver o que você pode fazer com ele”.

Instale agora mesmo o k9s no seu Linux. Siga o tutorial abaixo e execute a instalação de forma simples, rápida e prática.

Instalando o gerenciador k9s no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o k9s no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o k9s no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:


sudo snap install k9s

Instalando o k9s no Fedora e derivados!

Para instalar o k9s no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o k9s no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o k9s no Fedora ou derivados:


sudo snap install k9s

Instalando o k9s no Debian e derivados!

Para instalar o k9s no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o k9s no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o k9s no Debian e derivados:


sudo snap install k9s

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o k9s no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile