Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Tutoriais Linux

27/05/2021 às 13:00

9 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Como instalar o Lens, um IDE do Kubernetes, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-lens-um-ide-do-kubernetes-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O Lens é o IDE mais poderoso para pessoas que precisam lidar com clusters Kubernetes diariamente. Com ele, voce se certifica de que seus clusters estejam devidamente configurados. Neste tutorial, saiba como instalar o IDE Lens no Linux.

Desfrute de maior visibilidade, estatísticas em tempo real, fluxos de registro e recursos práticos de solução de problemas. Com o Lens, você pode trabalhar com seus clusters de maneira mais fácil e rápida, melhorando radicalmente a produtividade e a velocidade dos negócios.

Explore e navegue pelos clusters do Kubernetes sem precisar aprender os comandos do kubectl. Inspecione estatísticas ao vivo, eventos e fluxos de registro em tempo real. Sem spinners, atualizando ou aguardando a atualização das telas. Veja os erros e avisos no painel e clique para ver os detalhes. Clique novamente para ver os logs ou obter uma linha de comando.

O Lens foi desenvolvido em código aberto com uma comunidade vibrante e tem o suporte do Kubernetes e dos pioneiros do ecossistema nativo da nuvem. Ele pode ser usado em EKS, AKS, GKE, Minikube, Rancher, k0s, k3s, OpenShift e muito mais. Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo no seu Linux.

como-instalar-o-lens-um-ide-do-kubernetes-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o IDE Lens no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Lens no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Lens no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install kontena-lens –classic

Instalando o Lens no Fedora e derivados!

Para instalar o Lens no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Lens no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Lens no Fedora ou derivados:

sudo snap install kontena-lens –classic

Instalando o Lens no Debian e derivados!

Para instalar o Lens no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Lens no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Lens no Debian e derivados:

sudo snap install kontena-lens –classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Lens no Linux!

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Os comentários estão desativados.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.