Como instalar o LeoCAD, um CAD para modelos virtuais, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Por Jardeson Márcio 4 minutos de leitura

LeoCAD é um programa CAD para a criação de modelos virtuais de LEGO. Está disponível gratuitamente sob a GNU Public License v2 e funciona nos sistemas operacionais Windows, Linux e macOS. Saiba como instalar o LeoCAD no Linux.

O LeoCAD possui uma interface intuitiva projetada para permitir que novos usuários comecem a criar novos modelos sem ter que gastar muito tempo aprendendo o aplicativo. Ao mesmo tempo, possui um rico conjunto de recursos que permite que usuários experientes construam modelos usando técnicas mais avançadas.

LeoCAD é totalmente compatível com o padrão LDraw e ferramentas relacionadas, e ele lê e grava arquivos LDR e MPD para que você possa compartilhar e baixar modelos da Internet. Ele também usa a biblioteca de peças LDraw, que possui mais de 10.000 peças diferentes e continua recebendo atualizações.

Uma plataforma de código aberto, então qualquer pessoa pode contribuir com correções e recursos, e sempre permanecerá gratuito. Uma excelente ferramenta para criar modelos virtuais em LEGO. Então, não perca mais tempo e instale o LeoCAD agora mesmo no seu Linux.

Siga o tutorial abaixo e execute a instalação de forma simples, rápida e fácil. Crie seus modelos 3D agora mesmo nessa plataforma extremamente intuitiva!

Instalando o LeoCAD no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o LeoCAD no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o LeoCAD no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install leocad

Instalando o LeoCAD no Fedora e derivados!

Para instalar o LeoCAD no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o LeoCAD no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o LeoCAD no Fedora ou derivados:

sudo snap install leocad

Instalando o LeoCAD no Debian e derivados!

Para instalar o LeoCAD no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o LeoCAD no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o LeoCAD no Debian e derivados:

sudo snap install leocad

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o LeoCAD no Linux!

TAGGED:
Share This Article
Sair da versão mobile