Como instalar o LibreOffice 6.2.3 no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS, RHEL, Linux Mint e derivados!

LibreOffice 6.2.5 foi lançado com mais de 115 correções de bugs

Como você sabe o LibreOffice 6.2.3 foi lançado no último dia 18. Mais de 90 correções estão presentes neste lançamento, então é hora de instalar e obter todos os benefícios. Esse modelo de instalação visa garantir que todos os novos recursos ou correções estejam presentes nesta instalação, já que os pacotes distribuídos pelas distribuições, podem não conter alguns itens por ser versões personalizadas, assim como acontece com os ambientes. Neste artigo, saiba como instalar o LibreOffice 6.2.3 no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS, RHEL, Linux Mint e derivados!

Como instalar o LibreOffice 6.2.3 no Ubuntu,Debian, Linux Mint e derivados!

Normalmente nós usamos as famosas PPA’s, mas em uma conversa com a Comunidade LibreOffice, recebemos a recomendação para instalar o LibreOffice direto dos repositórios oficiais. Então, vamos fazer isso hoje.

Para começar abra um Terminal e cole os comandos a seguir. No entanto, é importante lembrar que os comandos abaixo estão com o sudo, caso você esteja utilizando o Debian, é importante lembrar que o sudo não vem habilitado nele por padrão, mas você executar os comandos como Root ou se preferir, pode seguir o nosso tutorial de como instalar e habilitar o sudo no Debian.

Vamos primeiramente entrar na nossa pasta de download, que fica localizado na nossa home, no entanto via Terminal e depois fazer o download do LibreOffice 6.2.3 para as distribuições como Debian, Ubuntu, Linux Mint e derivados.

cd ~/Downloads/

Agora vamos para o download de acordo com a sua arquitetura, preste bem atenção nesta etapa!

Para baixar o LibreOffice 6.2.3 de 32 bits, execute:

wget https://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/6.2.3/deb/x86/LibreOffice_6.2.3_Linux_x86_deb.tar.gz -O libreOffice.tar.gz

Para baixar o LibreOffice 6.2.3 de 64 bits, execute:

wget https://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/6.2.3/deb/x86_64/LibreOffice_6.2.3_Linux_x86-64_deb.tar.gz -O libreOffice.tar.gz

Agora vamos extrair os arquivos, execute o comando abaixo de acordo com a sua arquitetura:

Agora, vamos descompactar o arquivo, o comando abaixo vai funcionar para qualquer arquitetura:

tar -vzxf libreOffice.tar.gz

Agora, vamos entrar no diretório e em seguida vamos iniciar o processo de instalação e mais uma vez preste atenção na arquitetura:

Vamos entrar no diretório, inicialmente no padrão, depois vamos entrar no outro diretório aonde estão os pacotes .deb:

cd LibreOffice_*

Diretório dos .deb:

cd DEBS

Agora, vamos executar o processo comando para instalar os pacotes do LibreOffice 6.2.3:

sudo dpkg -i *

Agora vamos para a segunda e última parte de instalação do LibreOffice 6.2.3. É importante dizer que o LibreOffice já esta instalando, no entanto ele esta em inglês. Neste próximo passo, vamos instalar o pacote de idiomas Português do Brasil (PT-BR).

Para instalar o pacote de idiomas destinado a sistema de 32 bits, execute o comando abaixo:

cd ~/Downloads/
wget wget http://tdf.c3sl.ufpr.br/libreoffice/stable/6.2.3/deb/x86/LibreOffice_6.2.3_Linux_x86_deb_langpack_pt-BR.tar.gz -O libreOffice-pt-br.tar.gz
tar -vzxf libreOffice-pt-br.tar.gz
cd LibreOffice*langpack_pt-BR/
cd DEBS
sudo dpkg -i *

Para instalar o pacote de idiomas destinado a sistema de 64 bits, execute o comando abaixo:

cd ~/Downloads/
wget wget http://tdf.c3sl.ufpr.br/libreoffice/stable/6.2.3/deb/x86_64/LibreOffice_6.2.3_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR.tar.gz -O libreOffice-pt-br.tar.gz
tar -vzxf libreOffice-pt-br.tar.gz
cd LibreOffice*langpack_pt-BR/
cd DEBS
sudo dpkg -i *

Pronto! Você já tem o LibreOffice 6.2.3 instalado no Ubuntu, Debian e derivados corretamente e em Português!

Como instalar o LibreOffice 6.2.3 no Fedora, CentOS e RHEL

Agora nós vamos executar a instalação no Fedora, CentOS ou Red Hat (RHEL). Mais uma vez fique de olho na arquitetura do seu sistema, com isso vamos evitar problemas e será muito fácil você instalar o LibreOffice 6.2.3 no Fedora.

Vamos entrar na pasta download via Terminal:

cd ~/Downloads/

Agora vamos baixar o pacote fonte do LibreOffice 6.2.3 de acordo com a sua arquitetura:

Para baixar o LibreOffice 6.2.3 para o Fedora, CentOS ou RHEL de 32 bits, execute:

wget http://tdf.c3sl.ufpr.br/libreoffice/stable/6.2.3/rpm//x86/LibreOffice_6.2.3_Linux_x86_rpm.tar.gz -O libeoffice.tar.gz

Para baixar o LibreOffice 6.2.3 para o Fedora, CentOS ou RHEL de 64 bits, execute:

wget http://tdf.c3sl.ufpr.br/libreoffice/stable/6.2.3/rpm/x86_64/LibreOffice_6.2.3_Linux_x86-64_rpm.tar.gz -O libreOffice.tar.gz

Agora, vamos para o processo de extração do arquivo que baixamos, e mais uma vez, execute o comando para extrair o LibreOffice 6.2.3 de acordo com a arquitetura do seu sistema:

Extraindo os arquivos de instalação, o comando abaixo vai funcionar para qualquer uma das arquiteturas:

tar -vzxf libreOffice.tar.gz

Agora vamos entrar no diretório que criamos ao extrair o arquivo, execute o comando abaixo de acordo com a sua distribuição:

cd LibreOffice_*
cd RPMS

Agora vamos instalar os pacotes, lembrando que o comando abaixo vai instalar todos os pacotes dentro do diretório que entramos:

sudo rpm -i *.rpm

Agora que concluímos a instalação do LibreOffice 6.2.3 no Fedora, CentOS e RHEL, vamos para o pacote de idiomas, para isso execute o comando abaixo de acordo com a sua arquitetura.

Para 32 bits:

cd ~/Downloads/
wget http://tdf.c3sl.ufpr.br/libreoffice/stable/6.2.3/rpm/x86/LibreOffice_6.2.3_Linux_x86_rpm_langpack_pt-BR.tar.gz -O libreOffice-pt-br.tar.gz
tar -vzxf libreOffice-pt-br.tar.gz
cd LibreOffice*langpack_pt-BR/
cd RPMS

E agora vamos instalar, execute o comando de acordo com a distribuição:

sudo rpm -i *.rpm

Para 64 bits:

cd ~/Downloads/
wget http://tdf.c3sl.ufpr.br/libreoffice/stable/6.2.3/rpm/x86_64/LibreOffice_6.2.3_Linux_x86-64_rpm_langpack_pt-BR.tar.gz -O libreOffice-pt-br.tar.gz
tar -vzxf libreOffice-pt-br.tar.gz
cd LibreOffice*langpack_pt-BR/
cd RPMS

E agora vamos instalar, execute o comando de acordo com a distribuição:

sudo rpm -i *.rpm

Pronto! Este artigo foi criado para ajudar você a instalar o LibreOffice 6.2.3 no Ubuntu, Fedora, CentOS, RHEL, Debian, Linux Mint. Se por algum motivo você precisar de ajuda, por favor, entre em nosso grupo no Telegram.