Como instalar o LXD, um gerenciador de contêiner, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-lxd-um-gerenciador-de-conteiner-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O LXD é um gerenciador de contêineres de sistema. Com ele, você pode executar centenas de contêineres de uma variedade de distribuições Linux, aplicar limites de recursos, passar diretórios, dispositivos USB ou GPUs e configurar qualquer rede e armazenamento que desejar. Saiba como instalar o LXD no Linux.

O núcleo do LXD é um daemon privilegiado que expõe uma API REST em um soquete unix local, bem como na rede (se habilitado). Os contêineres LXD são leves, seguros por padrão e uma ótima alternativa para a execução de máquinas virtuais Linux. Execute qualquer distribuição Linux que você deseja. Imagens pré-fabricadas estão disponíveis para Ubuntu, Alpine Linux, ArchLinux, CentOS, Debian, Fedora, Gentoo, OpenSUSE e mais. Uma lista completa de imagens disponíveis pode ser encontrada aqui!

O LXD reconhece a rede e todas as interações passam por uma API REST simples, tornando possível interagir remotamente com containers em sistemas remotos, copiando e movendo-os como desejar.

Além disso, o LXD também possui suporte de cluster embutido, permitindo que você transforme dezenas de servidores em um grande servidor LXD. Você está esperando quê para instalar essa ferramenta incrível no seu PC? Instale-o agora mesmo em seu Linux!

Siga o tutorial abaixo e execute a instalação de forma fácil, rápida e sem complicações!

Instalando o LXD no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o LXD no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o LXD no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install lxd

Instalando o LXD no Fedora e derivados!

Para instalar o LXD no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o LXD no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o LXD no Fedora ou derivados:

sudo snap install lxd

Instalando o LXD no Debian e derivados!

Para instalar o LXD no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o LXD no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o LXD no Debian e derivados:

sudo snap install lxd

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o LXD no Linux!

Sair da versão mobile