Como instalar o MiniZinc, uma linguagem de modelagem, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O MiniZinc é uma linguagem de modelagem de restrições gratuita e de código aberto. Ele pode ser usado para modelar problemas de satisfação e otimização de restrição de maneira independente do solucionador de alto nível, aproveitando uma grande biblioteca de restrições predefinidas. Saiba como instalar a linguagem MiniZinc no Linux.

Seu modelo é então compilado em FlatZinc, uma linguagem de entrada do solver que é entendida por uma ampla gama de solucionadores. MiniZinc é desenvolvido na Monash University em colaboração com Data61 Decision Sciences e a University of Melbourne.

A linguagem MiniZinc permite que os usuários escrevam modelos de uma forma próxima a uma formulação matemática do problema, usando notações familiares, como quantificadores existenciais e universais, somas sobre conjuntos de índices ou conectivos lógicos como implicações e declarações if-then-else. Além disso, o MiniZinc suporta a definição de predicados e funções que permitem aos usuários estruturar seus modelos (semelhante a procedimentos e funções em linguagens de programação regulares).

Os modelos MiniZinc são geralmente paramétricos , ou seja, eles descrevem toda uma classe de problemas, em vez de uma instância de problema individual. Dessa forma, um modelo de, digamos, um problema de roteamento de veículo poderia ser reutilizado para gerar planos semanais, instanciando-o com as demandas atualizadas do cliente para a semana seguinte.

O MiniZinc foi projetado para interagir facilmente com diferentes solucionadores de back-end. Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo em seu Linux!

Instalando a linguagem MiniZinc no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o MiniZinc no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o MiniZinc no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:


sudo snap install minizinc –classic

Instalando o MiniZinc no Fedora e derivados!

Para instalar o MiniZinc no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o MiniZinc no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o MiniZinc no Fedora ou derivados:


sudo snap install minizinc –classic

Instalando o MiniZinc no Debian e derivados!

Para instalar o MiniZinc no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o MiniZinc no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o MiniZinc no Debian e derivados:


sudo snap install minizinc –classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o MiniZinc no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile