Como instalar o MJPG-Streamer, uma ferramenta de streaming de webcam UVC, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

O MJPG-Streamer é uma ferramenta de streaming de webcam UVC. Ela pega JPGs de webcams compatíveis com Linux-UVC, sistema de arquivos ou outros plug-ins de entrada e os transmite como M-JPEG via HTTP para navegadores da web, VLC e outro software. É o sucessor do uvc-streamer, um aplicativo de streaming Linux-UVC com Pan/Tilt. Saiba como instalar a ferramenta de streaming MJPG-Streamer no Linux.

Este snap fornece os plug-ins input_uvc, input_file, input_http e input_ptp2, bem como os plugins output_file, output_http, output_rtsp, output_udp e output_viewer por padrão, opencv atualmente não é suportado.

Além do comando MJPG-Streamer, o snap fornece um serviço que pode ser configurado por meio do arquivo / var / snap / mjpg-streamer / current / config. Defina a opção DAEMON = lá como “true” e execute “snap restart mjpg-streamer” (ou reinicie o sistema) para colocar o serviço mjpg-streamer em funcionamento.

Se você usar o daemon, ele criará automaticamente / var / snap / mjpg-streamer / current / www com o conteúdo do site padrão que o aplicativo envia e o usará.

Se você não usar o daemon incluído, você pode usar, por exemplo, ~ / snap / mjpg-streamer / current / www para enviar seus próprios sites, portanto -w deve ser explicitamente fornecido no “modo manual” (Observe que você sempre pode usar ” http: // <YOUR_IP>: /? action = stream “para acessar a câmera mesmo sem um dir www definido).

Além disso, certifique-se de executar “snap connect mjpg-streamer: camera” para permitir que o aplicativo acesse / dev / video *.

Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo em seu Linux.

como-instalar-o-mjpg-streamer-uma-ferramenta-de-streaming-de-webcam-uvc-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o MJPG-Streamer no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o MJPG-Streamer no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o MJPG-Streamer no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install mjpg-streamer

Instalando a ferramenta de streaming MJPG-Streamer no Fedora e derivados!

Para instalar o MJPG-Streamer no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o MJPG-Streamer no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o MJPG-Streamer no Fedora ou derivados:

sudo snap install mjpg-streamer

Instalando o MJPG-Streamer no Debian e derivados!

Para instalar o MJPG-Streamer no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o MJPG-Streamer no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o MJPG-Streamer no Debian e derivados:

sudo snap install mjpg-streamer

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o MJPG-Streamer no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.