Como instalar o MkCron, um editor cron, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

O MkCron é um editor de expressão de programação cron simples para Linux Desktop. Criar um arquivo crontab pode ser desafiador às vezes, pois seu formato não é totalmente intuitivo. Saiba como instalar o editor MkCron no Linux e facilite sua vida.

O editor MkCron é um aplicativo gratuito muito simples e básico para gerar a sintaxe do agendador crontab para agendar aplicativos ou comandos a serem executados. Você pode criar qualquer programação personalizada ajustando os meses, dias, horas, minutos em que deseja executar um comando ou aplicativo específico.

Além disso, o aplicativo também tem alguns exemplos incorporados, se você quiser entender melhor como é a sintaxe de um cronograma crontab e também lhe dá idéias úteis. Abaixo, você confere os principais recursos do Mkcron:

  • Interface de usuário limpa e fácil de entender;
  • Ajuda a gerar a sintaxe completa do cronograma do crontab, permitindo que você defina parâmetros e argumentos do programa;
  • Destaca o significado de cada componente da sintaxe de forma legível para facilitar o entendimento;
  • Permite que você salve/marque suas programações para uso futuro;
  • Mostra a próxima data e hora de execução do cronograma durante a criação da sintaxe;
  • Vem com muitos exemplos de cronogramas pré-construídos, principalmente usados, que permitem criar novas tarefas facilmente;
  • Há um gerador de agendamento aleatório embutido no aplicativo que pode criar agendamentos aleatórios para você e ajudá-lo a aprender a sintaxe do crontab.

Instale-o agora mesmo em seu Linux, seguindo o tutorial abaixo.

como-instalar-o-mkcron-um-editor-cron-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o MkCron, um editor cron, no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o MkCron no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o MkCron no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:


sudo snap install mkcron

Instalando o MkCron no Fedora e derivados!

Para instalar o MkCron no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o MkCron no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o MkCron no Fedora ou derivados:


sudo snap install mkcron

Instalando o MkCron no Debian e derivados!

Para instalar o MkCron no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o MkCron no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o MkCron no Debian e derivados:


sudo snap install mkcron

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o MkCron no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.