in

Como instalar o Natron, um software de composição de código aberto, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Software de composição de código aberto baseado em Node

O Natron é um software de composição baseada em Node, livre e de código aberto. Foi influenciado pelo software de composição digital, Nuke. Sua inspiração abrange, inclusive, a composição de sua  interface de usuário e muitos outros conceitos. Saiba como instalar o Natron no Linux.

Natron é muito semelhante em funcionalidades ao Adobe After Effects e o próprio Nuke. Esse software voltado para a comunidade VFX, foi criado em 2012 por Alexandre Gauthier. No entanto, seu projeto ganhou o Boost Yout Code 2013. O prêmio foi um contrato de 12 meses para o desenvolvimento total do NATRON como código aberto.

Ele é um software de pós-produção pesada. É uma alternativa gratuita e excelente para quem não pode adquirir apps pagos como o Nuke, por exemplo. O Natron é um aplicativo extramamente capaz e poderoso. Cumpre realmente o que promete!

O Natron tem muitas funções e, entre elas gerenciamento Colorspace via OpenColorIO. Além de suportar dezenas de formatos de arquivo, como EXR, DPX, TIFF, PSD, SVG, RAW, JPG, PNG, etc,. Além disso, suporta OpenFX v1.4 e muito mais. São muitas funções e recursos em um aplicativo totalmente código aberto.

O Natron está disponível para as plataformas iOS, Windows e Linux. Instale-o agora mesmo em seu Linux e comece a usufruir dos recursos deste poderoso aplicativo.

Instalando o Natron no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Natron no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Natron no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install natron

Instalando o Natron no Fedora e derivados!

Para instalar o Natron no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Natron no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Natron no Fedora ou derivados:

sudo snap install natron

Instalando o Natron no Debian e derivados!

Para instalar o Natron no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Natron no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Natron no Debian e derivados:

sudo snap install natron

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Natron no Linux!

O que você achou disso:?

Escrito por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Como instalar o Darktable, um aplicativo de fluxo de trabalho de fotografia, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Atualização do Oxygen OS para OnePlus 8T permite ajustar altura do teclado