Como instalar o NATs messaging server, um servidor para mensagens da nuvem, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-nats-messaging-server-um-servidor-para-mensagens-da-nuvem-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O NATs messaging server é um servidor de alto desempenho para NATS, o sistema de mensagens nativo da nuvem. Um sistema de comunicação simples, seguro e eficiente para sistemas, serviços e dispositivos digitais. Saiba como instalar o NATs messaging server no Linux.

O NATS faz parte da Cloud Native Computing Foundation (CNCF). E tem mais de 30 implementações de linguagem de cliente. Além disso, seu servidor pode ser executado no local, na nuvem, na borda e até mesmo em um Raspberry Pi. O NATS pode proteger e simplificar o projeto e a operação de sistemas distribuídos modernos.

Membros da equipe Synadia criaram e mantêm os servidores NATS e de streaming, bem como clientes escritos em Go, Java, JavaScript / TypeScript, Python, Ruby, C #, C e NGINX. A comunidade também contribuiu com uma lista crescente de bibliotecas de clientes, incluindo Arduino, Rust, Lua, PHP, Perl e muito mais.

Empresas como MasterCard, Ericsson, HTC, Siemens, VMware, Pivotal, GE, Alibaba e Baidu, entre outras, contam com o sistema de mensagens NATS.io por seus recursos de alto desempenho, seguros e resilientes.

Uma grande ferramenta ao seu alcance. Não deixe de instalar essa poderosa ferramenta em seu computador. Basta seguir o tutorial abaixo e instalar o NATs messaging server de forma rápida e prática.

Instalando o NATs messaging server no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o NATs messaging server no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o NATs messaging server no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install nats

Instalando o NATs messaging server no Fedora e derivados!

Para instalar o NATs messaging server no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o NATs messaging server no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o NATs messaging server no Fedora ou derivados:

sudo snap install nats

Instalando o NATs messaging server no Debian e derivados!

Para instalar o NATs messaging server no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o NATs messaging server no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o NATs messaging server no Debian e derivados:

sudo snap install nats

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o NATs messaging server no Linux!

Sair da versão mobile