Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Tutoriais Linux

17/05/2021 às 17:00

10 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Como instalar o Notable, um app de anotações, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-notable-um-app-de-anotacoes-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O Notable é um aplicativo de anotações baseado em Markdown. As notas são escritas em Markdown, além disso, você pode escrever expressões KaTeX, diagramas de sereia e muito mais, verifique nosso cheatsheet integrado de Markdown. Neste tutorial, saiba como instalar o Notable no Linux.

O Notable fornece um editor Markdown muito poderoso, é o mesmo que o VS Code usa, portanto, recursos como multicursores, um minimapa e o melhor realce de sintaxe da classe estão integrados.

Com ele, não há necessidade de servidor. As anotações e anexos são simplesmente armazenados em seu disco. Assim, você pode editar suas anotações por meio de um editor de terceiros no celular, sincronizá-las via Dropbox, usar Git, executar uma pesquisa baseada em regex e substituir etc.

O aplicativo conta com tema escuro e claro e, segundo os desenvolvedores, no futuro, o suporte para temas personalizados também será adicionado. Além disso, ele também conta com o modo Zen, que oferece uma experiência de edição e leitura minimalista, ocultando tudo o que não é necessário.

Notable também é amigável ao teclado, tem uma janela de abertura rápida e em breve adicionaremos uma paleta de comandos também, para que você não precise clicar em nenhum botão se não quiser. Um editor de várias notas está disponível para executar uma ação, como marcar como favorito, fixar, excluir, marcar, etc., em várias notas de uma vez.

Uma ferramenta poderosa que você pode instalar agora mesmo em seu Linux. Basta seguir o tutorial abaixo e executar a instalação!

como-instalar-o-notable-um-app-de-anotacoes-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Notable, um app de anotações, no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Notable no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Notable no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install notable –classic

Instalando o Notable no Fedora e derivados!

Para instalar o Notable no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Notable no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Notable no Fedora ou derivados:

sudo snap install notable –classic

Instalando o Notable no Debian e derivados!

Para instalar o Notable no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Notable no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Notable no Debian e derivados:

sudo snap install notable –classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Notable no Linux!

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Os comentários estão desativados.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.