Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Tutoriais Linux

14/01/2021 às 14:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Como instalar o OpenDroneMap, um processador de imagens de drones, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-opendronemap-um-processador-de-imagens-de-drones-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O OpenDroneMap é um kit de ferramentas de linha de comando de código aberto para processamento de imagens de drones aéreos em mapas e modelos 3D usando o princípio Structure From Motion. Saiba como instalar o OpenDroneMap no Linux.

A ferramenta é um conjunto de várias ferramentas que fornecem um kit de ferramentas de fotogrametria de ponta a ponta para permitir a produção de nuvem de pontos georreferenciados e dados de imagens a partir de imagens de levantamento aéreo. Uma ferramenta com potencial gigantesco, que auxilia e muito os georreferenciadores.

As ferramentas não estão todas em um mesmo lugar, local ou nuvem, mas nos dois. Elas variam de local a baseado em nuvem, CLI a GUI, módulo Python incorporável a terminal REST.

Com esse aplicativo dá para fazer muita coisa.  Nuvens de pontos, classificados de nuvens de pontos, modelos de superfície digital, modelos de superfície digital texturizada, modelos de elevação digital, imagens ortorretificadas, índicies de sensoriamento remoto / produtos de razão de banda (NDVI, VARI, SAVI, etc.) e muito mais.

Um aplicativo completo que vai auxiliar muito na hora em que você precisar processar em mapas as imagens conseguidas dos drones aéreos, seja de uma área menor, até uma maior. E tudo isso de forma bem simples. Instale-o agora mesmo!

como-instalar-o-opendronemap-um-processador-de-imagens-de-drones-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o OpenDroneMap no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o OpenDroneMap no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o OpenDroneMap no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install opendronemap –edge

Instalando o OpenDroneMap no Fedora e derivados!

Para instalar o OpenDroneMap no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o OpenDroneMap no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o OpenDroneMap no Fedora ou derivados:

sudo snap install opendronemap –edge

Instalando o OpenDroneMap no Debian e derivados!

Para instalar o OpenDroneMap no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o OpenDroneMap no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o OpenDroneMap no Debian e derivados:

sudo snap install opendronemap –edge

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o OpenDroneMap no Linux!

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.