Como instalar o Oracle JDK 17 no Ubuntu Linux, Fedora, openSUSE, Debian e derivados!

Saiba como instalar o Oracle JDK 17 no Ubuntu Linux, Debian, Fedora e derivados. O Oracle JDK 17 tem suporte até 2029. Desta forma, com a versão mais recente você não vai precisar fazer toda a instalação novamente. Além disso a versão 17 do Oracle JDK foi lançada em setembro do ano passado.

Sobre o Oracle JDK 17 para Ubuntu Linux, Fedora e Debian

JDK 17 é o mais recente lançamento de suporte de longo prazo (LTS) sob a cadência de lançamento de seis meses do Java e é o resultado de uma ampla colaboração entre engenheiros da Oracle e outros membros da comunidade mundial de desenvolvedores Java, por meio da OpenJDK Community e do Java Community Process (JCP). Desde o lançamento do JDK 11 LTS anterior há três anos, mais de 70 JEPs foram implementados.

A Oracle está propondo que o próximo lançamento do LTS seja o Java 21 e planeja disponibilizá-lo em setembro de 2023, o que mudará a cadência do lançamento do LTS de três para dois anos. Ainda no anúncio oficial, a Oracle diz que este lançamento é parte do plano de adoção ao Java na nuvem.

Como instalar o Oracle JDK 17 no Ubuntu Linux, Mint e derivados

Bom, para começar vamos precisar do Terminal. No entanto, você pode abrir o Terminal Linux utilizando os atalhos Ctrl + ALT + T. Agora, com o Terminal aberto, execute os comandos:

Terminal
cd ~/Downloads
wget -c https://download.oracle.com/java/17/latest/jdk-17_linux-x64_bin.deb
sudo dpkg -i jdk-17_linux-x64_bin.deb && sudo apt -f install

Como instalar o Oracle JDK 17 no Fedora Linux, openSUSE, Mageia ou qualquer distribuição Linux RPM

Mas, para instalar o Oracle JDK 17 em qualquer distribuição RPM os comandos são:

Terminal
cd ~/Downloads
wget -c https://download.oracle.com/java/17/latest/jdk-17_linux-x64_bin.rpm
sudo rpm -Uvh jdk-17_linux-x64_bin.rpm

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile