Como instalar o qTox, um cliente Tox, no Ubuntu, Fedora, Debian e openSUSE!

O qTox é um cliente desktop do Tox. Ele oferece um aplicativo fácil de usar que permite que você se conecte com amigos e familiares sem ninguém ouvir. Um aplicativo de bate-papo gratuito e sem anúncios. Neste tutorial, saiba como instalar o qTox, um cliente Tox, no Linux, usando pacotes Flatpak.

uTox é um cliente IM que usa criptografia, o aplicativo é bem semelhante ao Skype. O aplicativo suporta mensagens instantâneas, voz e vídeo, chat, transferência de arquivos, tudo criptografado, para uma comunicação mais segura. Neste artigo, saiba como instalar o uTox no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE e derivados. O uTox faz parte do projeto Tox que você vai conhecer logo abaixo.

O que é o Tox?

Tox começou há alguns anos, na sequência dos vazamentos de Edward Snowden em relação à atividade de espionagem da NSA. A idéia era criar um aplicativo de mensagens instantâneas que funcionasse sem exigir o uso de servidores centrais.

O sistema seria distribuído, peer-to-peer e criptografado de ponta a ponta, sem maneira de desativar nenhum dos recursos de criptografia; Em simultâneo, o aplicativo pode ser usado por leigos sem conhecimento prático de criptografia.

Em 2013, um pequeno grupo de desenvolvedores de todo o mundo montaram um grupo e começaram a trabalhar em uma biblioteca implementando o protocolo Tox. A biblioteca fornece todas as facilidades de mensagens e criptografia e está completamente desacoplada de qualquer interface de usuário, para que um usuário final use o Tox, eles precisam de um cliente Tox.

Com o passar dos anos, vários projetos surgiram e hoje são clientes independentes da Tox, e a implementação original da biblioteca do núcleo Tox continua a melhorar. Tox tem milhares de usuários, centenas de contribuintes, e o projeto não mostra nenhum sinal de desaceleração.

Tox é um projeto FOSS (Free e Open Source). Todo o código Tox é de código aberto e todo o desenvolvimento é aberto. Tox é desenvolvido por desenvolvedores voluntários que acreditam na idéia do projeto. Tox não é uma empresa ou qualquer outra organização legal. Atualmente, eles não aceitam doações como um projeto.

O qTox traz aos usuários a privacidade que precisam para se comunicarem com quem precisam. Ele é construído com base em uma agenda de “privacidade em primeiro lugar”, preservando seus usuários. Com essa incrível ferramenta você consegue enviar mensagens e fazer chamadas de áudio e vídeo de forma segura. Instale-o agora mesmo em seu Linux.

Instalando o qTox, um cliente Tox, no Ubuntu e derivados!

Para instalar o qTox no Ubuntu, execute o comando abaixo. Vale lembrar que neste processo de instalação, vamos utilizar um pacote Flatpak, então caso você já tenha instalado e ativado o Flatpak no Ubuntu ou Linux Mint, pode pular para o Passo 4.

Passo 1 – Instalar e ativar o suporte ao Flatpak no Ubuntu, Linux Mint e derivados:

Terminal
sudo apt install flatpak

Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub, que é onde vamos baixar e instalar o qTox para seguir com o processo de instalação no Ubuntu, Linux Mint ou derivados:

Terminal
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Passo 3- Agora, precisamos reiniciar o sistema, em seguida, volte neste tutorial e prossiga com a instalação! Para reiniciar você pode utilizar o botão padrão do seu ambiente, ou execute o comando abaixo:

Terminal
sudo reboot

Passo 4 – Execute o comando de instalação do qTox no Ubuntu, Linux Mint e derivados:

Terminal
flatpak install flathub io.github.qtox.qTox

Passo 5 – Comando para executar a aplicação:

Terminal
flatpak run io.github.qtox.qTox

Instalando o qTox, um cliente Tox, no Fedora e derivados!

Para instalar o qTox no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que o Fedora já vem som suporte ao Flatpak habilitado, então basta executar os comandos abaixo:

Passo 1 – Execute o comando de instalação do qTox no Fedora:

Terminal
flatpak install flathub io.github.qtox.qTox

Passo 2 – Comando para executar a aplicação:

Terminal
flatpak run io.github.qtox.qTox

Instalando o qTox no Debian e derivados!

Para instalar o qTox no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha o Flatpak ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 4, que seria da instalação:

Passo 1 – Instalar o suporte ao Flatpak no Debian:

Terminal
apt update
apt install flatpak

Passo 2 – Vamos adicionar o repositório do Flathub:

Terminal
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Passo 3 – Reinicie o sistema, você pode fazer isso manualmente utilizando o botão do seu ambiente ou o comando abaixo:

Terminal
reboot

Passo 4 – E agora, vamos executar o comando para instalar o qTox no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Terminal
flatpak install flathub io.github.qtox.qTox

Passo 5 – Comando para executar a aplicação:

Terminal
flatpak run io.github.qtox.qTox

Instalando o qTox no openSUSE e derivados!

Para instalar o qTox no openSUSE, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar um repositório. Caso você já tenha o suporte ao Flatpak instalado e habilitado no openSUSE, pule para o passo 4:

Passo 1 – Instalar o Flatpak

Terminal
sudo zypper install flatpak

Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub:

Terminal
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Passo 3 – Vamos reiniciar, faça isso usando o botão de reiniciar do seu ambiente ou o comando abaixo:

Terminal
sudo reboot

Passo 4 – Execute o comando de instalação do qTox no OpenSUSE:

Terminal
flatpak install flathub io.github.qtox.qTox

Passo 5 – Comando para executar o qTox

Terminal
flatpak run io.github.qtox.qTox

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o qTox no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile