Como instalar o Rapunzel, um editor de código, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Rapunzel é um editor de código para computação numérica com Python e R. Um editor de código moderno com muitos recursos. Saiba como instalar o Rapunzel no Linux.

Uma ferramenta repleta de recursos que facilitarão a edição que você deseja fazer. Entre os recursos, destacamos: Um fluxo de trabalho intuitivo; execute rapidamente projetos, arquivos, células, seleções ou linhas de código; importar e exportar para o Jupyter Notebook; código de exportação, comentários, saída e números para .html.pdfou.docx; depuração visual poderosa e inspeção do espaço de trabalho e; suporte experimental para servidores de linguagem.

Além disso, esse pacote snap vem com:

  • Comumente usado bibliotecas Python para computação numérica;(numpyscipydatamatrixpandas), traçando ( matplotlibseaborn) e estatísticas (statsmodels);
  • Pandoc para exportar código, comentários, saída e figuras para vários formatos;
  • Um console Jupyter/IPython para computação interativa.

Você pode usar pip install para instalar pacotes adicionais no ambiente Python deste pacote Snap (entrando !pip3 install [package name]no console). No entanto, o formato Snap não é muito adequado para a instalação de software adicional. Se você deseja usar o Rapunzel em um ambiente personalizado, por exemplo com R, consulte https://rapunzel.cogsci.nl para diferentes maneiras de instalar o Rapunzel.

Instale o Rapunzel agora mesmo no seu Linux!

Instalando o Rapunzel no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Rapunzel no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Rapunzel no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:


sudo snap install rapunzel

Instalando o Rapunzel no Fedora e derivados!

Para instalar o Rapunzel no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Rapunzel no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Rapunzel no Fedora ou derivados:


sudo snap install rapunzel

Instalando o Rapunzel no Debian e derivados!

Para instalar o Rapunzel no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Rapunzel no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Rapunzel no Debian e derivados:


sudo snap install rapunzel

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Rapunzel no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile