Como instalar o Ruby, linguagem de programação, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Ruby 3.0 lançado com desempenho 3x mais rápido

O Ruby é uma linguagem de programação usada para desenvolvimento web. A plataforma  oferece muitos recursos de script para processar texto simples e arquivos serializados ou gerenciar tarefas do sistema. É simples, direto e extensível. Saiba como instalar o Ruby no Linux.

Com o Ruby, você pode criar desde programas simples até os mais complexos. Comece a programar com uma linguagem de programação dinâmica e de código aberto, cujo foco é a simplicidade e produtividade. Ruby tem uma sintaxe elegante de leitura natural e fácil escrita e foi desenvolvida por Yukihiro ‘Matz’ Matsumoto no Japão.

Ruby foi implementada combinando as características de outras linguagens de programação populares, como PERL, Smalltalk, Ada, entre outras. Uma linguagem de programação para quem quer começar a programar. Ou, para quem já é programador, permite a construção do zero, de aplicativos complexos.

Ruby é uma linguagem de programação que simplifica algumas das tarefas da programação. Isso quer dizer que ele reduz algumas das partes complexas da programação o que facilita o trabalho do programador e acelera a construção de aplicativos, mesmo que do zero. Do simples ao complexo, Ruby dá conta do recado e certamente te ajudará muito em suas tarefas de desenvolvedor!

Instalando o Ruby no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Ruby no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Ruby no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install ruby –classic

Instalando o Ruby no Fedora e derivados!

Para instalar o Ruby no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Ruby no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Ruby no Fedora ou derivados:

sudo snap install ruby –classic

Instalando o Ruby no Debian e derivados!

Para instalar o Ruby no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Ruby no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Ruby no Debian e derivados:

sudo snap install ruby –classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Ruby no Linux!

Sair da versão mobile