in

Como instalar o SolveSpace, um CAD 2D/3D, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Uma ferramenta de CAD 2D/3D paramétrico

como-instalar-o-solvespace-um-cad-2d-3d-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O SolveSpace é uma ferramenta de CAD 3D paramétrica (GPLv3) gratuita. Uma excelente ferramenta para projetar estrutura de materiais. Ideal para designers de materiais. Saiba como instalar o SolveSpace no Linux.

Com o SolveSpace você pode executar modelagem de peças em 3D, por exemplo, desenhando com extrusões, revolve e operações booleanas. Além disso, com essa poderosa ferramenta, você pode fazer modelagem de peças 2d, desenhando a peça como uma única seção e exportando nos formatos DXF, PDF, SVG. Use a montagem 3D para verificar o ajuste.

Você ainda pode exportar o STL ou outra malha de triângulo e imprimir seus projetos em uma impressora 3D. Além de preparar dados CAM – exportar arte vetorial 2D para uma máquina a jato de água ou cortador a laser; ou gerar STEP ou STL, para importação em software CAM de terceiros para usinagem.

O SolveSpace ainda te permite usar o solucionador de restrições para simular ligações planas ou espaciais, com pinos, esferas ou juntas deslizantes. Além disso você substitui a trigonometria resolvida manualmente e planilhas por um desenho dimensionado ao vivo.

Instale o SolveSpace agora mesmo no seu Linux e tenha uma ferramenta para projetar seus materiais em 2D e 3D e fazer a impressão em uma impressora 3D, ou apenas exportá-lo para exibição em telas de computador, por exemplo.

como-instalar-o-solvespace-um-cad-2d-3d-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o SolveSpace no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o SolveSpace no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o SolveSpace no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install solvespace --beta

Instalando o SolveSpace no Fedora e derivados!

Para instalar o SolveSpace no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o SolveSpace no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o SolveSpace no Fedora ou derivados:

sudo snap install solvespace --beta

Instalando o SolveSpace no Debian e derivados!

Para instalar o SolveSpace no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o SolveSpace no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o SolveSpace no Debian e derivados:

sudo snap install solvespace --beta

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o SolveSpace no Linux!

Escrito por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

GNOME 3.38.3 acaba de ser lançado

GNOME 3.38.3 acaba de ser lançado

como-instalar-o-insomnia-core-um-cliente-insomnia-rest-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o Insomnia Core, um Cliente Insomnia REST, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian