Como instalar o Streamsheets, uma plataforma para processar dados de streaming, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O Streamsheets é uma plataforma sem código para processar dados de streaming em uma interface de planilha. Eclipse Streamsheets são planilhas que podem processar dados de streaming em tempo real de uma variedade de fontes, incluindo MQTT, REST, Kafka e muito mais. Neste tutorial, saiba como instalar a plataforma Streamsheets no Linux.

Com uma interface familiar a qualquer usuário de planilhas, é possível criar de forma rápida e fácil gráficos e dashboards para monitorar sensores, controlar processos, trabalhar com sistemas de automação residencial ou qualquer coisa que sua imaginação permitir.

Com o Streamsheets, o usuário final técnico ou comercial do dia a dia pode criar aplicativos de processamento de fluxo apenas usando seu conhecimento de planilha existente (por exemplo, do Microsoft Excel ou do Google Sheets). Streamsheets oferecem aos não programadores a oportunidade de trabalhar com fluxos de eventos com uma potência e flexibilidade que, de outra forma, estariam disponíveis apenas para um programador de software experiente.

Uma poderosa ferramenta com interface simples e que você, certamente, vai querer ter em seu computador. Então, siga o tutorial abaixo e instale-a agora mesmo em seu Linux.

Instalando a plataforma Streamsheets no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Streamsheets no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Streamsheets no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install streamsheets

Instalando o Streamsheets no Fedora e derivados!

Para instalar o Streamsheets no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Streamsheets no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Streamsheets no Fedora ou derivados:

sudo snap install streamsheets

Instalando o Streamsheets no Debian e derivados!

Para instalar o Streamsheets no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Streamsheets no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Streamsheets no Debian e derivados:

sudo snap install streamsheets

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Streamsheets no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile