Como instalar o Stress-ng, uma ferramenta para testar o estresse de um sistema de computador, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O Stress-ng é uma ferramenta para carregar, testar o estresse e comparar um sistema de computador. Ela pode sobrecarregar vários subsistemas de um computador. Neste tutorial, saiba como instalar a ferramenta Stress-ng no Linux.

Stress-ng pode sobrecarregar CPU, cache, disco, memória, soquete e I/O de pipe, agendamento e muito mais. Ele é uma reescrita da ferramenta de estresse original de Amos Waterland, mas tem muitos recursos adicionais, como especificar o número de operações bogo a serem executadas, métricas de execução, uma verificação de estresse em operações de memória e computação e consideravelmente mais mecanismos de estresse.

O Stress-ng testará o estresse de um sistema de computador de várias maneiras selecionáveis. Ele foi projetado para exercitar vários subsistemas físicos de um computador, bem como as várias interfaces do kernel do sistema operacional. Recursos estressantes:

  • 250 testes de estresse;
  • 80 testes de estresse específicos de CPU que exercitam ponto flutuante, inteiro, manipulação de bits e fluxo de controle;
  • Mais de 20 testes de estresse de memória virtual.

Uma poderosa ferramenta que você pode ter no seu computador agora mesmo. Basta seguir o tutorial abaixo e executar a instalação de forma simples e rápida.

Instalando a ferramenta Stress-ng no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Stress-ng no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Stress-ng no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

Terminal

sudo snap install stress-ng

Instalando o Stress-ng no Fedora e derivados!

Para instalar o Stress-ng no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

Terminal
sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

Terminal
sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Stress-ng no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Stress-ng no Fedora ou derivados:

Terminal

sudo snap install stress-ng

Instalando o Stress-ng no Debian e derivados!

Para instalar o Stress-ng no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

Terminal
apt update
Terminal
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Stress-ng no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Stress-ng no Debian e derivados:

Terminal

sudo snap install stress-ng

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Stress-ng no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile