Para quem gosta muito de personalizar o Ubuntu, já deve conhecer vários temas famosos para ele, que vão de mudanças no ambiente até pacotes de ícones. Hoje quero apresentar o Suru que é do mesmo desenvolvedor do tema de ícones Faba e Moka, que também são bem famosos. O estilo do tema de ícones Suru inicialmente havia sido projetado para ser usado no Unity 8, mas como esta versão do Unity não foi lançada e também nada se perde no mundo Linux, hoje você vai ver como instalar o tema de ícones Suru no Ubuntu.

O Suru foi aclamado no passado, especialmente porque segundo relatos ele havia sido criado para uso no Ubuntu Mobile, e o desenvolvedor resolveu readequar o tema para o Ubuntu, sim, somente Ubuntu. O desenvolvedor informou também que não vai lançar o tema para outras distribuições e que não é responsável por problemas de compatibilidade em outros sistemas diferentes do Ubuntu.

O tema é compatível com o Ubuntu 18.04 LTS, isso porque ele precisa do GNOME para funcionar. O tema é considerado um projeto ativo, e que vai receber correções e atualizações, e devido a isso, o pacote esta no repositório oficial do Ubuntu, o que elimina quaisquer uso de repositório de terceiros.

Você verá duas formas distintas de instalar o Suru no Ubuntu.

Como instalar o tema Suru no Ubuntu utilizando repositório oficial

Para instalar o tema Suru sem usar nenhum repositório extra execute o comando abaixo, lembre-se que com este modo você terá uma versão não tão nova, mas que é considerava estável aos olhos da Comunidade Ubuntu:

Nota: Recomendo usar o segundo método!
sudo apt-get update
sudo apt-get install suru-icon-theme
gsettings set org.gnome.desktop.interface icon-theme Suru

Como instalar o tema Suru no Ubuntu diretamente do Github do desenvolvedor e ter o pacote de ícones mais recente

Neste segundo modo, você verá como instalar o tema de ícones Suru no Ubuntu usando o Github do desenvolvedor, nesta etapa você terá o pacote mais recente.

Se não tem o Git instalado, faça isso executando comando abaixo, só depois prossiga com a clonagem:

sudo apt install git

Agora, continue:

cd /opt
sudo git clone https://github.com/snwh/suru-icon-theme.git
cd suru-icon-theme
sudo mv Suru /usr/share/icons/

Agora vamos ativar e configurar o tema Suru no Ubuntu

Primeiro nós vamos precisar usar o Gnome Tweak Tool, mesmo usando a ferramenta tão conhecida, não testei se vai funcionar em versões anteriores ao Ubuntu 18.04, caso queira usar no Ubuntu 16.04, 12.04 ou versões diferentes, faça isso por sua conta e risco.

Se você não tem o GNOME Tweak Tool instalado, execute o comando abaixo ou busque na central de programas:

sudo apt install gnome-tweak-tool

Agora vamos lá. Tudo o que você precisa fazer é selecionar o pacote que você quer usar e pronto, não tem mistério. Vá em aparência, depois no item ícones escolha o tema Suru! Só isso! Em seguida feche o GNOME Tweaks Tools e pronto.

como-instalar-tema-de-icones-suru-no-ubuntu-1804

Olha aqui o resultado!

como-instalar-tema-de-icones-suru-no-ubuntu-1804

como-instalar-tema-de-icones-suru-no-ubuntu

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Sparky, Turnkey e OPNsense têm novas versões

    Previous article

    Google Proíbe Apps de Mineração na Play Store

    Next article

    You may also like

    More in Artigos