Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Tutoriais Linux

23/04/2021 às 07:00

10 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Como instalar o Tootle, um cliente Mastodon, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-tootle-um-cliente-mastodon-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Tootle é um cliente da maior rede de microblogs descentralizada e gratuita do mundo, com notificações em tempo real e suporte para várias contas, o Mastodon. Se você quer ficar de olho na rede Mastodon, conheça e veja como instalar o cliente Mastodon Tootle. Saiba como instalar o Tootle no Linux

O Tootle é simples, gratuito e de código aberto. Uma ferramenta baseada em GTK com suporte ao modo escuro. O Mastodon é um servidor de rede social gratuito e de código aberto baseado em ActivityPub, onde os usuários podem interagir com amigos e fazer novos. Uma rede social onde é possível postar links, imagens, textos ou vídeos. Todos os servidores Mastodon são interoperáveis ??como uma rede federada.

Os usuários de um servidor podem se comunicar perfeitamente com os usuários de outro, incluindo software não Mastodon que implementa ActivityPub. Mastodon é adorável trabalhado com potência e velocidade em mente, resultando em uma alternativa livre, independente e popular para as redes sociais centralizadas.

Qualquer pessoa pode executar um servidor do Mastodon. Cada servidor hospeda contas de usuários individuais, o conteúdo que eles produzem e o conteúdo que eles assinaram. Cada usuário pode seguir uns aos outros e compartilhar suas postagens, independentemente de seu servidor.

Instale agora mesmo o Tootlem, um cliente Mastodon, no seu Linux. Siga o tutorial abaixo e execute a instalação de forma rápida e fácil.

como-instalar-o-tootle-um-cliente-mastodon-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Tootle, um cliente Mastodon, no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Tootle no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Tootle no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:


sudo snap install tootle

Instalando o Tootle no Fedora e derivados!

Para instalar o Tootle no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Tootle no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Tootle no Fedora ou derivados:


sudo snap install tootle

Instalando o Tootle no Debian e derivados!

Para instalar o Tootle no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Tootle no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Tootle no Debian e derivados:


sudo snap install tootle

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Tootle no Linux!

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.