Como instalar o Tundra, um aplicativo scrobbler MyAnimeList, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

Tundra é um aplicativo scrobbler de código aberto MyAnimeList para Linux. Ele detecta automaticamente os reprodutores de mídia em execução no seu computador, verifica se há vídeos de anime em execução e os marca como assistidos no seu perfil MAL.

O uso é muito simples. Primeiro, você precisa entrar em sua conta MyAnimeList com seu nome de usuário e senha MAL. Certifique-se de que o título que você está prestes a assistir está marcado como “assistindo” ou “planeja assistir” em sua conta MAL. Em seguida, você precisa executar um reprodutor de mídia compatível com MPRIS e reproduzir um arquivo de vídeo de anime local. O título, a imagem do pôster e o número do episódio aparecerão após alguns segundos na janela do Tundra. O episódio será embaralhado depois que você assistir mais da metade do vídeo. Você saberá assim que ver a notificação!

O Tundra só funciona com reprodutores habilitados para MPRIS que relatam o nome do arquivo que está sendo reproduzido. Isso significa que ele não funcionará com serviços de streaming de vídeo executados em navegadores da web. No entanto, deve funcionar com muitos players de vídeo de desktop, por exemplo:

Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo em seu Linux!

como-instalar-o-tundra-um-aplicativo-scrobbler-myanimelist-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Tundra no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Tundra no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Tundra no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install tundra

Instalando o Tundra no Fedora e derivados!

Para instalar o Tundra no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Tundra no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Tundra no Fedora ou derivados:

sudo snap install tundra

Instalando o Tundra no Debian e derivados!

Para instalar o Tundra no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Tundra no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Tundra no Debian e derivados:

sudo snap install tundra

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Tundra no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.