Como instalar o VLC Media Player no Debian

O VLC é sem dúvida um dos melhores players e um dos poucos que tocam quase tudo. Recheado de plugins e suporte misto à vários formatos, ele também pode reproduzir fluxo de rede e até vídeos do YouTube. E neste tutorial você vai ver como instalar o VLC no Debian.

Alguns dos formatos suportados pelo programa para a parte de vídeos incluem AVI, MPEG-1/2, DIVX (1/2/3), MPEG-4, DivX 5, XviD, 3ivX D4, H.264, Sorenson 1/3 (Quicktime), DV, Cinepak, Theora (alpha 3), H.263 / H.263i, MJPEG (A/B), WMV 1/2, WMV 3 / WMV-9 / VC-1 4/5, Indeo Video v3 (IV32), MKV e WebM, entre outros.

Com relação ao áudio, o aplicativo é capaz de reconhecer MP3, AAC, Vorbis, AC3, MLP, DTS, WMA, FLAC, ALAC, OGG, ATRAC, APE, MIDI, AMR, TTA, Speex, MPC, Real Audio, AMR, entre vários outros. O aplicativo ainda tem portabilidade para Android, iOS e Windows com 64-bits.

Antes de mais nada é importante lembrar que o Debian não vem com o sudo habilitado por padrão. Neste caso você pode habilitar o sudo através de um tutorial que criamos, ou se preferir pode continuar o tutorial como usuário root, você quem escolhe.

Instalando o VLC no Debian 11

Para instalar o VLC no Debian 10 ou 11 o comando é o mesmo. Mas, se você usa versões antigas talvez seja preciso adicionar os repositórios. No entanto, neste guia o vamos usar apenas as versões mais recentes do Debian.

Como ROOT, execute:

Terminal
apt install vlc -y

Caso queira saber a versão do VLC instalada, execute o comando abaixo:

Terminal
vlc --version

Por fim, caso você queira desinstalar o VLC do Debian, execute:

Terminal
apt remove vlc -y
Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile