in

Como instalar o VokoScreenNG, um aplicativo de screencasting, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Um aplicativo de screencasting para gravar sua área de Trabalho

como-instalar-o-vokoscreenng-um-aplicativo-de-screencasting-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O VokoScreenNG é um aplicativo de screencasting. Ele grava sua tela sempre que você precisar, seja para o trabalho, escola, faculdade, ou simplesmente porque quer gravá-la. Saiba como instalar o VokoScreenNG no Linux.

VokoScreenNG tem muitas características que o tornam uma excelente ferramenta. Com ele, você tem a possibilidade de gravar a área de trabalho inteira, janela ou área selecionada. Isso vai facilitar muito a sua vida, principalmente quando precisa dividir a tela entre aplicativos e precisa gravar apenas um.

Além disso, a plataforma suporta os formatos mkv, mp4, webm, avi, mov, além de suportar codecs de vídeo x264 e vp8, codecs de áudio Vorbis, flac, opus e mp3. Ainda dá para usar o recurso de sobreposição de ampliação, adicionar uma janela de webcam (opcionalmente sem borda) na tela, ou até mesmo um contador regressivo antes da gravação. Ele ainda conta com suporte para gravação cronometrada, que vai te ajudar bastante, sempre que precisar gravar algo sozinha, enquanto faz outras atividades. São muitos os recursos!

O VokoScreenNG é aquela ferramenta que você não pode deixar de ter em seu PC! Instale-o agora mesmo no seu Linux e grave a tela da sua área de trabalho, ou parte dela, sempre que precisar!

como-instalar-o-vokoscreenng-um-aplicativo-de-screencasting-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o VokoScreenNG no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o VokoScreenNG no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o VokoScreenNG no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install vokoscreen-ng

Instalando o VokoScreenNG no Fedora e derivados!

Para instalar o VokoScreenNG no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o VokoScreenNG no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o VokoScreenNG no Fedora ou derivados:

sudo snap install vokoscreen-ng

Instalando o VokoScreenNG no Debian e derivados!

Para instalar o VokoScreenNG no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o VokoScreenNG no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o VokoScreenNG no Debian e derivados:

sudo snap install vokoscreen-ng

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o VokoScreenNG no Linux!

Escrito por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Ubuntu 21.04 torna as pastas domésticas privadas

Ubuntu 21.04 torna as pastas domésticas privadas

Raspberry Pi OS agora é compatível com impressoras Epson e Adobe Flash Player

Raspberry Pi OS agora é compatível com impressoras Epson e Adobe Flash Player