Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Tutoriais Linux

14/12/2020 às 12:30

7 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Como instalar o Whalebird, um cliente desktop, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-whalebird-um-cliente-desktop-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O Whalebird é um cliente Desktop Mastodon, Pleroma e Misskey. O usuário do cliente desktop tem acesso à várias contas, UI como folga, muitos atalhos, além de poder preparar e personalizar temas de cores, podendo escolher o modo escuro. Saiba como instalar o Whalebird no Linux.

Com o Whalebird você tem suas notificação direto na sua área de trabalho, além de contar com atualização de streaming e suporte a Pleroma e Misskey. Whalebird pode pesquisar hastag e mostrar as linhas do tempo da hashtag. E você pode criar uma lista e mostrar os cronogramas da lista. Com o app ainda é possível filtrar sua linha do tempo. Escreva alguma expressão regular para filtrar a linha do tempo.

O Whalebird pode carregar a configuração de proxy do sistema operacional ou você pode aplicar determinado proxy apenas ao Whalebird. O app passou por algumas correções de bugs que corrigem: altura da janela de composição ao adicionar opções de votação; seletor de emoji de reação; popover do menu toot; permitir que as teclas de seta movam o cursor na descrição da mídia no novo toot e; correções para atualizar bibliotecas de dependência.

Tenha a versão do aplicativo melhorada agora mesmo!

como-instalar-o-whalebird-um-cliente-desktop-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Whalebird no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Whalebird no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Whalebird no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install whalebird

Instalando o Whalebird no Fedora e derivados!

Para instalar o Whalebird no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Whalebird no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Whalebird no Fedora ou derivados:

sudo snap install whalebird

Instalando o Whalebird no Debian e derivados!

Para instalar o Whalebird no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Whalebird no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Whalebird no Debian e derivados:

sudo snap install whalebird

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Whalebird no Linux!

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.