in

Como instalar o Yacas, um sistema de álgebra computacional, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Saiba como instalar um excelente sistema de álgebra computacional no Linux

como-instalar-o-yacas-um-sistema-de-algebra-computacional-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Yacas é um sistema de álgebra computacional de propósito geral e fácil de usar, um programa para manipulação simbólica de expressões matemáticas, usando linguagem própria de programação, projetada para cálculos numéricos de precisão simbólica e arbitrária. Saiba como instalar o Yacas no Linux.

- Anúncios -

Álgebra computacional é o nome dado à tecnologia de manipulação de fórmulas matemáticas realizada por computadores digitais. Também conhecida pelo termo computação simbólica pode ser definida ainda como uma computação com símbolos representando objetos matemáticos.

Há vários softwares disponíveis no mercado para matemática simbólica, geralmente chamados de sistemas de álgebra computacional. Com esses sistemas, é possível decompor expressões, resolver equações e sistemas de equações, ou ainda calcular derivadas e integrais e resolver equações diferenciais. É o uso da tecnologia na simplificação das operações matemáticas.

O sistema do Yacas, por exemplo, possui uma biblioteca de scripts que implementa muitas das operações de álgebra simbólica. Além disso, novos algoritmos podem ser facilmente adicionados à biblioteca. O sistema do Yacas lida com entrada e saída em ASCII simples ou em OpenMath, interativamente ou em modo de lote.

Se você precisa de um sistema de álgebra computacional fácil de usar, basta instalar o Yacas no seu Linux e começar a usá-lo!

como-instalar-o-yacas-um-sistema-de-algebra-computacional-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Yacas no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Yacas no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Yacas no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install yacas

Instalando o Yacas no Fedora e derivados!

Para instalar o Yacas no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Yacas no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Yacas no Fedora ou derivados:

sudo snap install yacas

Instalando o Yacas no Debian e derivados!

Para instalar o Yacas no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Yacas no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Yacas no Debian e derivados:

sudo snap install yacas

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Yacas no Linux!

Written by Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

PIB do Brasil pode crescer até 4,2 pontos percentuais até 2030 com uso de Inteligência Artificial

PIB do Brasil pode crescer até 4,2 pontos percentuais até 2030 com uso de Inteligência Artificial

Radeon RX 6900 XT é lançada como placa principal com drivers de código aberto

Radeon RX 6900 XT é lançada como placa principal com drivers de código aberto