in

Como o Facebook abraça o Linux e o movimento de código aberto

O Facebook emprega muitos desenvolvedores e mantenedores do kernel Linux.

Linux 5.11 RC4 lançado com NVIDIA RTX 30 Mode-Setting e Haswell GT1 Graphics Restored

O Facebook é um conglomerado de mídia social americano fundado por Mark Zuckerberg em 2004. Além de sua plataforma de rede social, adquiriu Instagram, WhatsApp e outros. O Facebook é uma das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Como o Facebook abraça o Linux e o movimento do código aberto?

Por muitos anos, o Facebook confiou no Linux e em software de código aberto. Por exemplo, a empresa opera um dos supercomputadores mais rápidos do mundo, classificado em 91º: um computador com incríveis 60.512 núcleos e 63.488 GB de RAM. E sim, ele roda Linux (Ubuntu para ser mais preciso).

Facebook, Linux e o código aberto

O Facebook ingressou recentemente na Linux Foundation no nível Platinum, o nível mais alto. Isso significa que ele assume um papel de liderança ajudando a orientar o futuro da plataforma. Mesmo antes, foi o principal contribuidor de muitos projetos hospedados pela Linux Foundation, como GraphQL, Presto, Osquery e ONNX.

Como o Facebook abraça o Linux e o movimento de código aberto
O Facebook é uma das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos.

O Facebook emprega muitos desenvolvedores e mantenedores do kernel Linux. Por exemplo, eles escrevem o BPF, um mecanismo de execução de código do kernel Linux e o cGroup2, um mecanismo do kernel Linux para agrupar e estruturar cargas de trabalho.

Uma das ferramentas de código aberto de destaque que o Facebook desenvolve é o PyTorch, usado para criar IA em visão computacional, processamento de linguagem natural e outras disciplinas. Ele simplifica o deep learning, mas mantém recursos avançados.

Outra ferramenta de código aberto desenvolvida pelo Facebook é o React, uma biblioteca JavaScript para a construção de interfaces de usuário em alguns dos sites mais populares do mundo.

O Facebook também lidera a indústria de hardware aberto, tendo fundado o Open Compute Project, uma comunidade colaborativa focada em redesenhar a tecnologia de hardware.

O Facebook hospeda toneladas de repositórios GitHub, muitos dos quais têm atraído muito interesse de entusiastas do código aberto.

Linux Links