Como o Google detecta as verificações de fatos na Pesquisa e no Google Notícias

Por Leonardo Santana 3 minutos de leitura
Imagem: Google.

O Google destacou verificações de fatos na Pesquisa e no Notícias por quase três anos, como uma maneira de ajudar as pessoas a fazer julgamentos mais informados sobre o conteúdo encontrado on-line. As verificações de fatos de fontes autorizadas são destacadas na Pesquisa do Google e rotuladas no Google Notícias.

Isso é possível porque as iniciativas de verificação de fatos em todo o mundo marcam seu trabalho com o ClaimReview, que permite que os verificadores de fatos sinalizem que uma página da Web contém uma verificação de fatos.

Uma verificação de fatos destacada aparece em um resultado da Pesquisa do Google (Google Search). Imagem: Google.

O Google e as verificações de fatos

O Google disse que essas verificações de fatos aparecem mais de 11 milhões de vezes por dia. Elas estão nos resultados de pesquisa e no Google Notícias em cinco países (Brasil, França, Índia, Reino Unido e EUA). Isso soma cerca de 4 bilhões de impressões por ano. Essa biblioteca de mais de 40.000 verificações de fatos está disponível ao público para qualquer pessoa consultar através de uma ferramenta de pesquisa dedicada e para pesquisadores acessar através de uma API aberta.

Além disso, o Google está trabalhando com o Duke Reporters’ Lab e a International Fact-Checking Network em torno da adoção de campos de dados estruturados para verificações de fatos sobre multimídia.

As informações geradas por esses esforços podem fornecer um contexto valioso para as pessoas que usam os produtos do Google. Por exemplo, o Google poderia revelar a origem de uma imagem ou plano de fundo incorreto de um vídeo manipulado. Em 2020, a empresa continuará o trabalho para fornecer aos usuários um contexto útil sobre o conteúdo que eles acessam on-line e off-line.

Além de destacar as verificações de fatos em seus ambientes, o Google há anos apoia projetos de verificação de fatos em todo o mundo. Em 2020, a empresa vai explorar novos modelos para apoiar a sustentabilidade a longo prazo do campo de verificação de fatos. Certamente, a verificação de fatos é importante para o Google e todos que usam seus produtos.

Fonte: Blog do Google

Share This Article
Sair da versão mobile