in

Como o Google Maps sabe onde estou?

Neste artigo, veja a resposta para a pergunta: “Como o Google Maps sabe onde estou?” Além disso, aprenda a desativar essa funcionalidade.

google-maps-lanca-recurso-de-navegacao-para-motos

O Google Maps mostra sua localização como um ponto azul no mapa. Além disso, esse mapa se move ao longo da rua enquanto você viaja e até sabe a direção que está seguindo. Essa tecnologia inovadora é chamada “Google Nearby” e é integrada a vários produtos do Google, incluindo seu mecanismo de pesquisa. Neste artigo, você encontrará a resposta para a seguinte pergunta: “Como o Google Maps sabe onde estou?”

Além do mais, essa tecnologia do Google Maps permite que você até faça perguntas relacionadas aos recursos que estão próximos, como “Como se chama esse rio?” e “Encontre um restaurante italiano por perto”. Dessa maneira, o detector de proximidade também se aplica à pesquisa ativada por voz do Google Now.

Você pode ter tentado isso. Porém, você provavelmente ficou surpreso ao saber que o rastreamento de local ainda funciona mesmo quando você não está conectado ao WiFi e seu plano de dados está desativado. Isso ocorre porque o Google criou uma nova rede de beacons (ou faróis), cada um dos quais transmite apenas um sinal de rádio a uma pequena distância.

Como o Google Maps sabe onde estou

A rede de beacons do Google é chamada Eddystone. Ela usa uma mistura de sons ultrassônicos, Bluetooth e WiFi para comunicação.

Os próprios beacons não registram o tipo de dispositivo ou qualquer outra informação de identificação daqueles que passam por suas pegadas de sinal. Em vez disso, o beacon transmitiu um identificador e cabe ao aplicativo no dispositivo que está passando a referência para que esse ID funcione onde o dispositivo está localizado.

Toda a interpretação da localização é realizada por aplicativos, como o Google Maps. Assim, a presença de vários beacons e informações sobre a localização precisa de cada um permite que o aplicativo triangule uma posição exata no mapa. Os beacons podem se comunicar e ter um sistema para se comunicar de volta com um controlador para problemas de manutenção. No entanto, os beacons não registram os detalhes da passagem de pessoas.

Desvantagens

Embora os beacons não rastreiem seus movimentos, os aplicativos móveis do Google fazem isso. A empresa produz um sistema de suporte ao desenvolvimento, chamado plataforma Google Beacon. Isso inclui APIs que permitem que os criadores de outros aplicativos acessem informações de localização.

Além disso, o sistema de localização não se limita apenas aos dispositivos móveis. Adicionalmente, ele está embutido no Windows e no Android, e a Apple tem sua própria versão, chamada iBeacon, para iOS e MacOS.

O Google armazena todos os movimentos dos usuários de seus aplicativos por meio de suas contas do Google. Se você não possui uma Conta do Google, seu histórico de localização não pode ser registrado. Se você possui uma conta do Google e não deseja que o Google Maps registre seus movimentos, saia da sua conta no aplicativo.

Como exibir seu histórico de localização no seu computador

Você precisa ter uma conta do Google para ver seu histórico de localizações. Se você possui uma e fez login no Google Maps, pode ver por onde esteve.

1. Vá para a página Linha do tempo do Google Maps no navegador do seu computador.

Como o Google Maps sabe onde estou?
Imagem: Reprodução / IoT Tech Trends

2. Clique em um ponto vermelho para obter uma explicação sobre o local que você visitou. Aumente o zoom clicando no símbolo de adição no canto inferior direito da visualização. Clique duas vezes em um ponto para ver qual jornada você fez a partir desse local.

Como o Google Maps sabe onde estou?
Imagem: Reprodução / IoT Tech Trends

3. Clique em um dia na parte inferior da tela para ver seus movimentos naquele dia. Como alternativa, insira uma data no painel da Linha do tempo na parte superior esquerda da tela ou clique em uma das datas na linha do histograma da linha do tempo.

Como exibir seu histórico de localização no seu dispositivo móvel

O aplicativo móvel do Google Maps tem um formato ligeiramente diferente.

1. No aplicativo móvel do Google Maps, deslize pela borda esquerda e toque em Sua linha do tempo.

2. Alterne entre as guias Dia, Lugares, Cidades e Mundo para obter diferentes visualizações de atividades.

Usando o Google Maps

Por fim, é possível que as visualizações em close de seus movimentos possam ser muito úteis se você deseja registrar até que ponto você foi todos os dias num plano de exercícios ou se precisa registrar sua localização todos os dias para fins fiscais e de residência.

Todavia, você pode decidir que não deseja que o Google grave todos os lugares que você visitar. Nesse caso, você só precisa sair do Google Maps. Assim, sem a sua conta ativa no sistema de mapeamento, você ainda pode usar os utilitários relacionados à localização no Google Maps, sem ter essas informações armazenadas.

Neste artigo, a seguinte pergunta foi respondida: “Como o Google Maps sabe onde estou?”

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: IoT Tech Trends

Leia também: Google Maps lança recurso de navegação para motos

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Como utilizar o Git com programação

Como utilizar o Git no Github (final)

Conheça 6 programas de design gráfico para Linux

6 maneiras de você contribuir com o Linux